Veja a distância entre Balneário Camboriú e Pomerode e monte seu roteiro

Chegou a hora de falar de dois polos turísticos do estado de Santa Catarina com atrativos distintos, mas que podem resultar em um passeio que agrade a todos os gostos. Estamos falando de Balneário Camboriú, maior polo turístico de Santa Catarina (SC) e da região Sul, e de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil.

O município de Balneário Camboriú chega a receber mais de um milhão de visitantes durante a temporada de verão, ostentando, também, a posição de primeiro lugar em qualidade de vida em SC.

Praias paradisíacas mescladas a atrações modernas e inovadoras formam um roteiro turístico imperdível. Uma das opções de passeio é o Parque Unipraias, onde é possível curtir um passeio de bondinho com uma vista de tirar o fôlego. 

Por outro lado, Pomerode é o município que preserva as tradições culturais herdadas dos imigrantes. Na cidade é possível conhecer o maior acervo de casas em estilo enxaimel combinadas à paisagem bucólica das áreas urbanas em harmonia com o campo.

Outro destaque de Pomerode é a culinária típica alemã, com as receitas tradicionais preservadas e aprimoradas pelo povo da cidade ao longo dos anos. Com o inverno se aproximando, é uma excelente ideia programar a sua visita para o mês de julho, quando acontece o Festival Gastronômico de Pomerode.

A distância entre Balneário Camboriú e Pomerode permite um roteiro conjunto, sendo possível visitar as duas cidades em uma mesma oportunidade.

Qual a distância entre Balneário Camboriú e Pomerode?

Se você é daqueles que gosta de fazer viagens e passeios recheados de diversos tipos de atração, pode montar um roteiro entre Pomerode e Balneário Camboriú.

A distância entre Pomerode e Balneário Camboriú é de mais ou menos 84 km, sendo que a viagem entre as cidades dura aproximadamente 1h20 pela BR-101 e depois pela BR-470. O caminho conta com boa infraestrutura em grande parte, com rodovia duplicada, por exemplo, e você pode ir aproveitando outras belezas da paisagem catarinense.

Como ir de Balneário Camboriú a Pomerode de ônibus?

Outra opção para viajar de uma cidade para outra é por meio de ônibus, sendo que as passagens mais baratas podem ser encontradas por cerca de R$ 42. Nesse caso, a viagem dura aproximadamente duas horas, e diversas empresas oferecem a linha.

Quais pontos turísticos visitar em Pomerode em poucos dias?

Se você está planejando conhecer o melhor de Pomerode, mas tem poucos dias para curtir a cidade, aqui está uma lista de locais que precisam ser visitados, ou seja, são alguns dos melhores pontos turísticos da cidade.

Rota do Enxaimel

Na Rota do Enxaimel, o visitante encontra mais de 50 construções no estilo enxaimel, todas tombadas como patrimônio histórico. Elas estão localizadas no bairro de Testo Alto e misturam-se à paisagem rural, repleta de natureza e belezas do campo.

O passeio é perfeito para quem ama história, arquitetura ou simplesmente é daquelas pessoas que adoram descobrir coisas novas sobre diferentes culturas e modos de vida. Em algumas das propriedades, é possível vivenciar uma verdadeira imersão no passado.

Portal Turístico Sul

O Portal é um dos cartões postais de Pomerode e uma das portas de entrada da cidade. Para quem vem da rodovia BR-470 e depois passa pela SC-421, o Portal Sul é o cartão de boas-vindas a Pomerode.

Além da beleza arquitetônica, no Portal Turístico Sul funciona um centro de informações turísticas, com mapas e cartões postais de Pomerode e lembrancinhas.

Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege

Na outra entrada da cidade, pelo lado norte, o visitante é recepcionado pelo Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege, que é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, que fica na região da Pomerânia.

Assim como o Portal Sul, ele é um ponto de informações turísticas, além de um belo cenário para uma foto como lembrança da cidade.

Museu Pomerano

O local é onde é contada a história dos imigrantes que colonizaram Pomerode. Lá são mantidos objetos como móveis, roupas, objetos decorativos, utensílios e meios de transporte da época, proporcionando uma verdadeira viagem ao passado.

Por ser localizado no Centro Cultural da cidade, próximo ao local onde é realizada a Osterfest, é uma boa ideia aproveitar a ida ao local e conhecer as demais atrações que o Centro Cultural tem a oferecer.

Zoo Pomerode

O Zoo Pomerode completa, em 2022, 90 anos de história, tendo sido fundado em 1932. Hoje, o local abriga mais de 1300 animais de 225 espécies. 

Atualmente, o trabalho de conservação é um esforço conjunto e integrado de ações ex situ (fora do ambiente natural) e in situ (no habitat natural).

O Zoo Pomerode destaca-se também pelo envolvimento em campanhas nacionais e internacionais com o propósito de integração às temáticas globais e ações conjuntas de conservação da biodiversidade. 

Para o público visitante, são realizadas apresentações didáticas, oficinas, exposições e ações mostrando que cada pessoa pode contribuir para a melhora da qualidade ambiental, tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

Vila Encantada

A Vila Encantada é um parque educativo com atrações para adultos e crianças brincarem juntos! O local conta com dinossauros em tamanho real, aventuras ao ar livre e oficinas temáticas. 

Além disso, a Vila Encantada tem estrutura com comodidades, café, loja, banheiro familiar e área de lazer. Com certeza é um passeio que trará diversão para a família toda!

Nugali Chocolates

Uma das únicas marcas no Brasil que realmente fabrica seu próprio chocolate, das amêndoas de cacau ao tablete. Teores mais altos de cacau, a mais pura manteiga de cacau e baunilha natural, todos produzidos seguindo a tradição dos melhores chocolates europeus. Sendo premiada no International Chocolate Awards em 2016, 2017 e 2018.

A fábrica oferece, ainda, o Tour Nugali, no qual o visitante pode conhecer o processo de produção do chocolate de forma interativa e imersiva. 

Se você puder estender sua visita a Pomerode, aproveite para conhecer as demais atrações da cidade, como os roteiros turísticos (Rota do Imigrante e Rota Raízes Germânicas), além dos restaurantes e confeitarias, que esperam os turistas com delícias de dar água na boca.

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais
Distância entre Pomerode e Florianópolis

Distância entre Pomerode e Florianópolis

A capital de Santa Catarina é uma das cidades com aeroporto, portanto é a porta de entrada para o restante do estado e seus atrativos. É a partir de Florianópolis que boa parte dos turistas começa o seu passeio pelos encantos de Santa Catarina. A distância entre...

ler mais
O que fazer com a família em Pomerode

O que fazer com a família em Pomerode

Viajar em família é, talvez, uma das atividades mais prazerosas de todas, afinal, quem não gosta de conhecer novos lugares e dividir estes momentos com as pessoas que mais amamos? Antes de escolher o seu destino, é importante ter em mente que a viagem precisa ser...

ler mais
Lua de Mel no Brasil: 7 Destinos românticos para sua viagem

Lua de Mel no Brasil: 7 Destinos românticos para sua viagem

Planejar uma viagem especial a dois, principalmente se for de um momento único, como a Lua de Mel, é uma tarefa que precisa de um carinho especial, para que o destino escolhido ofereça uma experiência inesquecível. Afinal a viagem de Lua de Mel é um marco na vida de...

ler mais
Tempo em Pomerode ao longo do ano e como planejar uma viagem

Tempo em Pomerode ao longo do ano e como planejar uma viagem

O Vale Europeu, onde o município de Pomerode está localizado, tem um clima agradável ao longo do ano, com extremos de temperatura apenas no auge do verão e do inverno. O visitante pode ficar tranquilo, pois encontrará temperaturas agradáveis durante boa parte do ano....

ler mais
Encontre restaurantes em Pomerode e dicas do que fazer

Encontre restaurantes em Pomerode e dicas do que fazer

Um dos principais destaques da cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, em Santa Catarina, é a gastronomia típica, baseada em receitas centenárias herdadas dos imigrantes que povoaram a cidade. Mesmo com o passar do tempo, as famílias, restaurantes e confeitarias de...

ler mais
7 lugares para conhecer em Santa Catarina em família

7 lugares para conhecer em Santa Catarina em família

Viajar com a família é o objetivo de vários turistas em todo o país, mas, para que a experiência seja gostosa para todo mundo, pensar em um destino divertido para todas as idades é fundamental. Para ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 7 lugares para conhecer...

ler mais