Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade.

A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se adotados por um grupo de pessoas que possuem uma convivência própria, vivendo em comunidade, podem ser considerados cultura.

O turismo cultural, portanto, sempre foi um destaque, pois poucas experiências são tão interessantes quanto conhecer como vivem ou viviam pessoas que experimentaram uma realidade diferente da nossa. Atualmente, as viagens culturais no Brasil são tipos muito procurados de passeios pelos turistas.

Nesse sentido, há destinos espalhados pelo Brasil que oferecem uma imersão em diferentes culturas e em seus aspectos mais ricos. Aqui, listamos cinco destinos ideais para quem procura turismo cultural.

Leia também: 7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Conheça 5 destinos imperdíveis para quem procura viagens culturais no Brasil

Pomerode (SC)

Povoada por imigrantes alemães, Pomerode preserva a cultura herdada dos antepassados como poucos outros lugares. Por toda a cidade, é possível encontrar as famosas construções em estilo enxaimel, técnica utilizada nos tempos da imigração, além da manutenção do idioma alemão em diversas localidades.

Em seus eventos, realizados em todas as épocas do ano, traços marcantes como a gastronomia típica, as danças e trajes típicos e as tradições mantidas por gerações estão sempre presentes, sendo grandes atrativos da cidade.

Para quem está em busca de viagens culturais no Brasil, o município é parada obrigatória, pois reúne diversos roteiros turísticos, cada um com suas particularidades, enaltecendo a cultura herdada dos imigrantes e mantida até os dias atuais. Não à toa, Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.

Pomerode dispõe de zoológico, parque temático, museus, casas históricas com visitação e visitas a fábricas de produtos locais – e todos eles funcionam normalmente aos fins de semana. Seja para um passeio cultural ou um lazer descontraído com as crianças, em Pomerode sempre tem o que fazer em qualquer época do ano. Veja dicas de onde se hospedar em Pomerode.

Leia ainda: Osterfest em Pomerode 

Blumenau (SC)

Vizinha a Pomerode, Blumenau também preserva a tradição germânica com a modernidade de um grande centro.

O principal atrativo da cidade é a Oktoberfest, a maior da América Latina, que atrai milhares de pessoas, sempre no mês de outubro, com uma festa típica cheia de música, gastronomia e tradição.

Caminho das Pedras, Bento Gonçalves (RS)

Considerada a capital brasileira do vinho, a cidade de Bento Gonçalves mantém traços da cultura herdada dos imigrantes italianos, que povoaram a localidade. Mas não somente de vinho e vinícolas são feitos os roteiros turísticos no local. 

Uma das opções em Bento Gonçalves é o Caminho das Pedras, um dos mais bonitos passeios oferecidos na cidade. A rota leva à colônia São Pedro e tem sete quilômetros, passando por 28 construções em pedra e madeira. O Caminho das Pedras constitui um cenário que lembra o norte da Itália.

Antônio Prado (RS)

Outra parada interessante para viagens culturais pelo Brasil, também de colonização italiana, a cidade de Antônio Prado possui 48 construções de madeira e alvenaria tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As casas foram construídas no fim do século XIX pelos imigrantes italianos.

O roteiro passa pelas edificações e principais ruas do centro da cidade, sendo considerado o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana no Brasil.

Leia também: O que não deixar de conhecer na Rota Enxaimel

Holambra (SP)

A cidade de Holambra, em São Paulo, é um pedaço da Holanda no Brasil que reúne traços marcantes da cultura holandesa. É lá que fica o maior moinho da América Latina, semelhante aos encontrados no país europeu.

Holambra é uma grande produtora de flores e realiza a Expoflora, um evento anual que acontece no mês de setembro e enaltece a cultura de cultivo de flores na cidade. Diversas floriculturas e propriedades estão abertas à visitação o ano todo. 

A cultura holandesa também está presente na gastronomia, na arquitetura e em um museu “holambrês”, principais atrações da cidade.

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais