Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da colonização europeia, com destaque para as culturas italiana e alemã.

O Vale Europeu é formado por 13 municípios que dão origem a um roteiro completo de imersão nas culturas alemã e italiana, no qual é possível conhecer o melhor da gastronomia, arquitetura, idioma e costumes desses municípios, cultivados por anos desde a imigração. As cidades que compõem o Vale Europeu são:

    • Apiúna;
    • Ascurra;
    • Benedito Novo;
    • Botuverá;
    • Doutor Pedrinho;
    • Guabiruba;
    • Indaial;
    • Luiz Alves;
    • Rio dos Cedros;
    • Rodeio;
    • Timbó;
    • Pomerode;
    • Blumenau.

Os últimos da lista, Blumenau e Pomerode, são dois dos principais destinos turísticos do Vale Europeu e se destacam pela infraestrutura de qualidade e pela variedade de opções de lazer. As duas cidades foram colonizadas por alemães e mantêm, até os dias atuais, fortes traços dessa cultura.

Blumenau e Pomerode têm atrativos turísticos criados a partir da tradição herdada dos imigrantes alemães. Festas e eventos, realizados ao longo do ano todo, enaltecem o que há de melhor na cultura das duas cidades e convidam o turista para uma imersão na cultura local. A seguir, vamos apresentar um pouco mais do que cada um dos municípios tem a oferecer.



O que fazer em Blumenau

A maior cidade do Vale Europeu nasceu a partir da chegada do imigrante Dr. Hermann Blumenau por volta do ano de 1850. Ele e mais 17 pessoas vindas da Alemanha se instalaram na região onde hoje é Blumenau. Com o passar dos anos, mais imigrantes vieram para a região, e o local foi povoado.

Os costumes e traços da colonização alemã foram sendo preservados com o passar dos anos e podem ser vistos na cidade até os dias de hoje por meio das construções, do idioma alemão, ainda usado em algumas regiões, da culinária típica de alguns restaurantes e também eventos realizados em Blumenau, que reúnem tudo isso em um só lugar.

O grande destaque turístico de Blumenau é a Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas. No mês de outubro, a Vila Germânica recebe o evento, atraindo, anualmente, milhares de pessoas. A festa é uma celebração da cultura alemã e acontece desde 1984. Em sua primeira edição, já recebeu 100 mil pessoas.

Além do chope, da cerveja e da culinária típica, o evento também promove desfiles típicos, com participação de grupos de dança folclórica, bandas, clubes de caça e tiro e da comunidade, que abraça a sua herança cultural. Para quem ficou interessado, a dica é se programar e agendar a viagem com antecedência.

Mas Blumenau não se resume apenas à Oktoberfest. Quem visita a cidade deve conhecer os museus, com destaque para o Museu da Cerveja (já que Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja), o Mausoléu Dr. Blumenau, Museu da Família Colonial e Museu dos Hábitos e Costumes. Neles, o visitante fará uma viagem no tempo, indo diretamente para a época da imigração.

O que fazer em Pomerode

Blumenau e Pomerode têm a história entrelaçada, já que a cidade considerada hoje a mais alemã do Brasil também tem colonização germânica e, inclusive, foi uma colônia de Blumenau décadas atrás. Emancipada politicamente há 63 anos, Pomerode vem se destacando no turismo nacional nos últimos anos com atrações únicas e valorização cultural.

Por toda a cidade, é possível ver as construções enxaimel ainda dos tempos da colonização, muitas das quais são tombadas como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nos restaurantes de Pomerode, receitas típicas são preservadas e aprimoradas para deixar o visitante com água na boca. 

Caminhando pelas ruas de Pomerode, também é comum que você escute conversas em alemão entre os moradores, já que o idioma dos imigrantes é estimulado até hoje nas residências pomerodenses. 

O calendário de eventos da cidade é recheado de opções durante o ano todo. Em janeiro, é realizada a Festa Pomerana, uma festa típica que reúne gastronomia, dança, cultura e os tradicionais clubes de caça e tiro e suas práticas. Logo, de fevereiro a abril, acontece a Osterfest, a Páscoa mais alemã do Brasil, atraindo milhares de pessoas anualmente.

Na festa de Páscoa, os destaques são: a maior árvore de Páscoa do mundo e o maior ovo decorado do mundo, com selo do Guinness. A tradição dos ovos decorados e da árvore de casquinhas, chamada Osterbaum, é cultivada pelos moradores desde os tempos da imigração.

Também nos eventos há o Festival Gastronômico, no mês de julho, e a Bierfest, no segundo semestre, enaltecendo a gastronomia típica da cidade e a tradição cervejeira. Por isso qualquer época do ano é ideal para uma passadinha em Pomerode, que conta com uma infraestrutura completa de hospedagem e alimentação.

Veja onde se hospedar em Blumenau e Pomerode

Os atrativos de Pomerode vão muito além dos eventos. Rotas turísticas pelo interior da cidade permitem ao visitante uma exploração completa da cidade. São quatro roteiros: Rota do Imigrante, Rota Raízes Germânicas, Rota Liebestal e Rota do Enxaimel, que podem ser conhecidas aqui no site.

O município também tem diversos museus, como a Casa do Imigrante, o Museu Pomerano e a Casa do Escultor, que passeiam pela história de Pomerode, além do Museu do Automóvel e Museu do Brinquedo, que exploram um aspecto histórico diferenciado. Para quem viaja com crianças, vale uma visita ao Bioparque Zoo Pomerode e à Vila Encantada, com atrações ideais para os pequenos.

Aqui no site, você encontra opções de roteiros para serem feitos em Pomerode, além de outras dicas, como quando visitar a cidade mais alemã do Brasil. Uma dica é planejar a sua lua de mel no Brasil e considerar Pomerode como destino, aproveitando as atrações românticas que a cidade tem a oferecer.

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais