A capital do estado de Santa Catarina pode ser vista como uma das cidades mais bonitas do país. A Ilha da Magia, como é chamada carinhosamente, reúne belezas naturais e atrações imperdíveis em meio à estrutura de uma grande cidade, com vários destaques para quem deseja um ou mais dias de diversão e cultura.
O território onde hoje está localizada a cidade de Florianópolis foi habitado primeiro pelos índios tupis-guaranis. Os registros mais antigos catalogados apresentam data de mais de quatro mil anos antes de Cristo. Séculos depois, a cidade de Nossa Senhora do Desterro, como foi chamada, foi colonizada, principalmente, pelos portugueses, sendo, inclusive, um ponto estratégico para o Império.
Quando as tropas de Marechal Floriano Peixoto tornaram-se vitoriosas no território e declararam a República, em 1889, a cidade passou a ser denominada Florianópolis em homenagem ao oficial.
Hoje, a ilha de Santa Catarina mantém traços da cultura açoriana, principalmente, na arquitetura, ainda presente em construções históricas espalhadas pela cidade, e na gastronomia típica.
Atrativos da cidade
Quem tem como plano fazer uma viagem para Florianópolis conta com inúmeras opções de passeios e atrações, dependendo do gosto e dos interesses de cada tipo de turista.
Vamos começar falando de um dos grandes destaques da cidade: a quantidade de praias ao longo do território da ilha, uma mais bela e paradisíaca que a outra. Algumas das mais famosas são a Praia Mole, Jurerê, Ingleses, Praia da Joaquina e Campeche.
A Praia do Campeche é considerada uma das mais belas do Brasil. Por isso, se você é daqueles que amam belas paisagens litorâneas, vale uma passagem pela Ilha do Campeche, que, além do mar de águas cristalinas, possui trilhas em meio à natureza preservada que rendem uma boa aventura.
Ainda para os aventureiros de plantão, perto da Praia da Joaquina ficam as dunas, que rendem um dia de diversão por meio da prática do sandboard ou do “esquibunda”. Ao fim da experiência, vale uma passadinha na Praia da Joaquina, também famosa entre os praticantes do surfe.
Para quem curte cultura e história, o roteiro ideal é pelo Centro Histórico da cidade, começando pela Praça XV, que abriga uma figueira existente no centro da praça desde 1871. Logo ao lado, fica o Palácio Cruz e Souza, antigamente sede do governo de Santa Catarina e que hoje abriga um museu com a história política do estado.
Ainda em sua viagem para Florianópolis, você não pode deixar de conhecer o grande cartão-postal da Ilha da Magia: a Ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1926, essa estrutura ficou anos sem ter tráfego algum, mas foi restaurada e hoje já recebe trânsito de veículos, ciclistas e pedestres. É considerada a maior ponte pênsil do Brasil, com 821 metros, e à noite fica completamente iluminada, rendendo um espetáculo à parte.
Estique a viagem para Florianópolis: conheça Pomerode
Pouco mais de 170 quilômetros separam a capital do estado e a cidade mais alemã do Brasil, sendo que é possível chegar a Pomerode em pouco mais de duas horas partindo da Ilha da Magia. Então, que tal esticar a viagem e conhecer um pedacinho da Europa no Brasil?
Pomerode reúne roteiros culturais em que é possível conhecer tradições herdadas dos imigrantes alemães por meio da dança, gastronomia e arquitetura do local. Na Rota do Enxaimel, por exemplo, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo, fica o maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha.
Caso esteja planejando sua viagem no recesso de julho, Pomerode é um destino ideal para a família, com opções de passeio para pais e filhos, além da realização do Festival Gastronômico de Pomerode de 7 a 24 de julho.