Por toda a cidade: Eier Parade terá roteiro com 13 ovos de 2,5 metros de altura para que visitantes conheçam Pomerode (SC)

A “caça aos ovos” é mais uma tradição de Páscoa. Nas famílias cheias de crianças, pistas são deixadas por todo o lado e a manhã da data cristã é dedicada a procurar os doces pelo jardim.

Para a Associação Visite Pomerode (Avip), foi essa a inspiração para a Eier Parade, um mapa de ovos, espalhados pela cidade, que podem ser encontrados por moradores e visitantes. Ao invés de chocolate, essas estruturas presenteiam com arte: em 2022, são treze obras de 2,5 metros de altura, pintadas por artistas locais e convidados distribuídas por quatro bairros. A atração faz parte da 14ª Osterfest, que acontece de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2022 em Pomerode (SC).

A Eier Parade foi criada em 2021 quando, por conta dos impactos da pandemia, a programação presencial da Osterfest teve que ser cancelada. Para que a cidade não perdesse o clima de Páscoa e revivesse o sentimento de renascimento trazido pela data, os organizadores optaram por uma programação contemplativa de ovos. O público gostou da proposta e ela passa a integrar a programação oficial do evento a partir de 2022.

De acordo com Manfredo Goede, presidente da Avip, a Eier Parade conquistou o público por conseguir unir arte, ludicidade e uma programação ao ar livre, que pode ser realizada no ritmo de cada família. “Fizemos um experimento em 2021 e percebemos que essa atração consegue levar os visitantes a passearem pela cidade e conhecerem bairros e estabelecimentos de Pomerode que não ficam apenas no entorno do Centro Histórico”, comenta.


Veja onde se hospedar em Pomerode

Além de artistas locais, produtores de outras regiões foram convidados pelos Consulados da Alemanha, Itália, Áustria e Bélgica para estamparem suas artes em obras apoiadas pelas instituições. Obras com alusão a cultura da Rússia e do Japão também poderão ser visitadas.

Uma das novidades de 2022 é um mapa físico, onde os visitantes poderão carimbar a cada ovo visitado, através do estabelecimento onde está instalado, para concorrer a prêmios.

Conheça os artistas e endereços que integram a Eier Parade este ano:

  • Ovo da artista Sandra Bugmann (representando o Consulado da Alemanha) – Loja de Fábrica Karsten (Rod. Werner Dorow 5204, Testo Salto, Blumenau)
  • Ovo da artista Mara Maas Hopf – Restaurante Wunderwald (Rua 15 de novembro 8444, Testo Central, Pomerode)
  • Ovo da artista Alba Horvath de Lima – Kyly (Rua 15 de novembro 3215, Centro, Pomerode)
  • Ovo da artista Nicole Schroeder – Fakini Store (Rua 15 de novembro 1800, Centro, Pomerode)
  • Ovo da artista Jerusa Raduenz. – Ein Prosit (Rua 15 de novembro 327, Centro, Pomerode)
  • Ovo da artista Thuany Kollbach (inspirada na cultura russa) – Food Truck OLHO Imbiss Wagen (Rua Hermann Weege 160 , Centro, Pomerode)
  • Ovo do Artista Guido Heuer – Bierwein Pizzaria (Rua Hermann Weege, 160, Centro, Pomerode)
  • Ovo da Debora Daros (representando o Consulado da Itália) – Special Presentes e Ristorante Funiculi Funicula (Rua Hermann Weege 243, Centro, Pomerode)
  • Ovo do artista Jean Ricardo Tomedi (representando o Consulado da Áustria) – Museu do automóvel (Rua Hermann Weege 544, Centro, Pomerode)
  • Ovo da Artista Aldo Maes dos Anjos (representando a Associação Ilha Belga / Bélgica) – Pop Burger (Rua Luiz Abry 694 – Centro, Pomerode)
  • Ovo da artista Vitoria Azuma (inspirada na cultura japonesa) – Barachetta (Rua Presidente Costa e Silva 415, Bairro Testo Rega, Pomerode)
  • Ovo da artista Margareth Soethe – Currywurst Restaurante (Rua Testo Alto 2065, Rota Enxaimel, Pomerode)
  • Ovo da artista Silvana Pujol – Nugali (Rua Testo Alto 4848, Rota Enxaimel, Pomerode)

Sobre a 14ª Osterfest

A programação de Páscoa da cidade mais alemã do Brasil acontece de 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h. No Centro Cultural de Pomerode, estarão disponíveis para visitação a maior árvore de casquinhas naturais do mundo, com 100 mil unidades, e ainda o maior ovo decorado, com mais de 15 metros de altura. Pontos gastronômicos, venda de artesanato e produtos locais e outras experiências fazem parte do complexo.

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais