Curta

A natureza

Curta a natureza

Se você gosta de pedalar, caminhar, correr e até mesmo voar, ou prefere apenas contemplar lindas paisagens e sentir paz e harmonia em meio ao verde, então chegou no lugar certo! Pomerode e as cidades vizinhas têm lugares onde a Mata Atlântica mostra toda sua beleza e exuberância para aqueles que apreciam relaxar ou se aventurar na natureza. Confira!

Morro Azul

O Morro Azul, com 764 metros de altitude, proporciona a vista panorâmica de praticamente toda a cidade de Pomerode, Timbó, Blumenau, Indaial e em dias em que o clima ajuda até mesmo pode-se ver o Oceano Atlântico a olho nú. Além disso, o Morro Azul é um dos mais procurados no sul do Brasil pelos praticantes de asa-delta e parapente. Num passeio ao topo do morro, facilmente podemos encontrar os esportistas se preparando para os vôos.

A localidade do Morro Azul faz parte do Parque Ecológico Freymund Germer, que apesar de estar situado em Pomerode tem sua área administrada pelo município vizinho de Timbó, por isso o acesso se dá através de ambas cidades. A estrada leva praticamente a uma viagem no tempo, passando por cenários únicos e belas casas antigas. No caminho ao topo, que nos meses de verão fica praticamente tomado pelos tons azulados das hortênsias floridas, encontra-se uma área de camping. O acesso pode ser realizado de carro ou moto, exigindo pequenos esforços e cuidados em alguns pontos, porém nada intransponível para um veículo de passeio.

Morro da Turquia

Na Rota Raízes Germânicas você vai conhecer o Morro da Turquia, que possui 586 metros de altura e é o mirante natural mais próximo da região central da cidade, distante cerca de 10 km do Portal Turístico Sul. Programe seu passeio para curtir a linda paisagem do vale e da cidade de Pomerode.

Nível de dificuldade: moderada a acentuada (para veículos de passeio)

Rua Morro da Turquia – Pomerode Fundos

Vôo Duplo de Parapente

A Cidade Mais Alemã do Brasil também pode ser conhecida e apreciada do céu! Isso porque vôos duplos de parapente, com equipamentos novos e modernos, podem ser efetuados a partir do Morro Azul.

O vôo panorâmico é realizado pelo Clube Pomerano de Parapente.

Maiores informações podem ser obtidas no site do Clube

Cicloturismo Vale Europeu

O Circuito Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, passando pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.

O roteiro possui um trajeto rico em natureza e cultura e, ao mesmo tempo, conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranquilidade.

Pelo caminho, o cicloturista pode observar a arquitetura enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana e entrar em contato com o modo simples e tranquilo
das pessoas da região.

Saiba mais:Circuito Vale Europeu de Cicloturismo
https://circuitovaleeuropeu.com.br/

Fone: (47) 3382.0198
Site: www.clubedecicloturismo.com.br

Nos Arredores

Morro da Boa Vista e Pico das Antenas em Jaraguá do Sul

Localizado na margem direita do Rio Jaraguá, o Morro da Boa Vista tem três picos: Morro das Antenas, com 896 metros, Morro do Meio, com 824 m e o Pico do Jaraguá com 926 m. Ao cume do Morro das Antenas é possível chegar com veículo 4×4, de bike ou subir a pé. O acesso tem início na Rua Domingos Rosa, no Bairro Ilha da Figueira. O trajeto tem, aproximadamente 7 km – com pavimentação até a Chiesetta Alpina (uma bela igreja que é réplica da original européia). Dali em diante a inclinação chega a 45° em alguns pontos, trecho muito procurado por praticantes de trakking. A paisagem no pico do Morro compensa, por é de tirar o fôlego.

Dica: o local não possui infraestrutura de sanitários, locais para pegar água potável ou qualquer tipo de comércio, por isso leve água e alimentos. A passagem pela fazenda é liberada das 06h00 às 18h00 sem necessidade de autorização.
Mais informações:
Turismo Jaraguá do Sul – 47.2106.8094

Parque das Nascentes e Nova Rússia em Blumenau

Você sabia que em Blumenau existe uma região com de Mata Atlântica preservada e rica em águas e nascentes? O Parque das Nascentes é um refúgio natural que oferece trilhas, águas limpíssimas e paisagens belíssimas. Para conhecer mais sobre o Parque, trilhas e visitação acesse o site www.institutoparquedasnascentes.wordpress.com

Outro destaque na região da Nova Rússia são os recantos naturais que podem completar seu dia de passeio. Conheça as opções em www.turismoblumenau.com.br/o-que-fazer/parques-recantos-e-jardins/listar