Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de destino para uma viagem nas férias de julho: o Vale Europeu.

Geograficamente, o Vale Europeu está localizado em Santa Catarina, em uma região conhecida como o Médio Vale do Itajaí. Alguns municípios que compõem o roteiro são: Apiúna, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Doutor Pedrinho, Botuverá, Pomerode, Rio dos Cedros, Guabiruba, Indaial, Timbó e Luiz Alves.

A região recebe a denominação devido à colonização de origem europeia, principalmente, de italianos e alemães, que deixaram seus países em busca de mais oportunidades e de uma vida melhor. Como havia uma campanha para o povoamento da Região Sul do país, o Vale foi o destino escolhido por muitos desses imigrantes.

Juntos, esses municípios formam um roteiro turístico repleto de cultura, história, aventura e diversão para toda a família, por isso é ideal para as férias de julho. A seguir, vamos apresentar as atrações que podem ser encontradas no Vale Europeu a fim de que você planeje a sua viagem pela região.

Atrações do Vale Europeu

Iniciamos a nossa lista pelo primeiro município citado neste artigo. Em Apiúna, a principal atração é o passeio de Maria Fumaça, cujo roteiro pela Estrada de Ferro de Santa Catarina inicia no município. O trajeto tem cerca de três quilômetros e passa por um viaduto feito de pedra, contando com passagem por um túnel e em meio à natureza preservada da Mata Atlântica da região.

O próximo destino do roteiro pode ser a cidade de Benedito Novo, onde há uma opção ideal para uma tarde em família. A Praça do Pescador é um ponto do município próximo ao Rio Benedito, com uma área de três mil metros quadrados de verde, churrasqueira e ideal para a pesca do lambari, principalmente.

Já a cidade de Rodeio se destaca por um de seus principais eventos, a festa La Sagra, que reúne vinho, folclore e, principalmente, a gastronomia local. Além disso, o município tem diversos estabelecimentos que oferecem opções de iguarias da culinária de origem italiana, cultura predominante em Rodeio.

Aos amantes de um bom vinho, este destino não pode faltar em seu roteiro de viagem para as férias de julho. A cidade de Ascurra, que também tem predominância da cultura italiana, possui um local chamado Castelo Mondini, que reúne o melhor da bebida em um espaço cheio de charme. Graças à natureza exuberante, Ascurra também é um destino ideal para os amantes do ecoturismo.

Falando em natureza, Doutor Pedrinho é um paraíso para os apaixonados pelo ecoturismo. A cidade possui cachoeiras, morros, trilhas e atrações ideais para caminhadas, prática de rapel ou até para aqueles que curtem apenas admirar a natureza. O destaque fica para a Cachoeira Véu da Noiva.

A cidade de Botuverá também tem seu principal atrativo ligado à natureza. As cavernas de Botuverá formam um complexo natural de grutas com esculturas naturais formadas há milhares de anos, elas ficam abertas à visitação e impressionam por suas dimensões e formatos existentes.

Pomerode, a Cidade Mais Alemã do Brasil, mereceria um artigo à parte para enumerar todos os seus atrativos. Como estamos falando de cultura, para uma viagem nas férias de julho, vale destacar os roteiros culturais existentes na cidade. São quatro roteiros: a Rota Enxaimel, a Rota Raízes Germânicas, a Rota do Imigrante e a Rota Liebestal, localizadas em quatro bairros diferentes da cidade. Cada uma delas exalta um aspecto diferente da cultura preservada a respeito da imigração alemã na cidade, além de um roteiro específico para os casais na Rota Liebestal.

Apresentando mais um município da região, a observação da natureza é um destaque para quem visita Rio dos Cedros, com suas montanhas repletas de mata preservada e exuberante. Dois locais que valem a visita são: a Cachoeira Gruta do Índio e a Região dos Lagos. Esta, no frio, cria um clima aconchegante e ideal para ser aproveitado em família.

Assim como outros municípios, Indaial possui na arquitetura diversas marcas da colonização alemã na cidade. Um dos locais com maior concentração de construções que preservam as características das estruturas usadas antigamente é o bairro Warnow, que reúne diversas casas em estilo enxaimel.

Por fim, Timbó também tem construções típicas e opções culinárias alemãs e italianas, mas o destaque vai para uma atração diferente: o Museu da Música, que conta aos visitantes a história da produção de instrumentos e musical da região. Com certeza vale a visita para uma imersão na cultura musical.

Pomerode, um pedaço da Europa no Brasil

Ao passar pelo Vale Europeu, o visitante deve reservar um dia apenas para passear em Pomerode. Além dos quatro roteiros citados anteriormente, o município tem diversas outras atrações ligadas à preservação da cultura herdada dos imigrantes. 

No Museu Pomerano, o visitante pode realizar uma verdadeira imersão na história da cidade por meio de objetos, roupas, meios de transporte e máquinas usadas antigamente. É uma verdadeira viagem no tempo até a época da imigração. Também resgatando a história dos imigrantes, há a Casa do Imigrante, que reproduz uma residência antiga de um colonizador.

Se você busca experiências, que tal um passeio pela Casa Siewert? A residência é de uma família tradicional e está instalada na cidade desde a época da imigração, mantendo algumas práticas intocadas. Na Casa Siewert, é possível participar de uma colheita tradicional de milho, da produção de muss e também passear pela propriedade.

Visitando a Cidade Mais Alemã do Brasil no mês de julho, você poderá curtir o Festival Gastronômico de Pomerode, que une diversos restaurantes da cidade e seus melhores pratos inspirados no melhor da tradicional culinária típica. O evento tem opções para todos os gostos e idades.

O município de Pomerode também apresenta um vasto calendário de eventos, então, se você não conseguiu agendar a sua viagem para as férias de julho, não se preocupe, pois Pomerode pode ser visitada em qualquer época do ano. Aqui no site, você encontra outros artigos apresentando a cidade e seus atrativos. Visite Pomerode!

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais