O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de destino para uma viagem nas férias de julho: o Vale Europeu.
Geograficamente, o Vale Europeu está localizado em Santa Catarina, em uma região conhecida como o Médio Vale do Itajaí. Alguns municípios que compõem o roteiro são: Apiúna, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Doutor Pedrinho, Botuverá, Pomerode, Rio dos Cedros, Guabiruba, Indaial, Timbó e Luiz Alves.
A região recebe a denominação devido à colonização de origem europeia, principalmente, de italianos e alemães, que deixaram seus países em busca de mais oportunidades e de uma vida melhor. Como havia uma campanha para o povoamento da Região Sul do país, o Vale foi o destino escolhido por muitos desses imigrantes.
Juntos, esses municípios formam um roteiro turístico repleto de cultura, história, aventura e diversão para toda a família, por isso é ideal para as férias de julho. A seguir, vamos apresentar as atrações que podem ser encontradas no Vale Europeu a fim de que você planeje a sua viagem pela região.
Atrações do Vale Europeu
Iniciamos a nossa lista pelo primeiro município citado neste artigo. Em Apiúna, a principal atração é o passeio de Maria Fumaça, cujo roteiro pela Estrada de Ferro de Santa Catarina inicia no município. O trajeto tem cerca de três quilômetros e passa por um viaduto feito de pedra, contando com passagem por um túnel e em meio à natureza preservada da Mata Atlântica da região.
O próximo destino do roteiro pode ser a cidade de Benedito Novo, onde há uma opção ideal para uma tarde em família. A Praça do Pescador é um ponto do município próximo ao Rio Benedito, com uma área de três mil metros quadrados de verde, churrasqueira e ideal para a pesca do lambari, principalmente.
Já a cidade de Rodeio se destaca por um de seus principais eventos, a festa La Sagra, que reúne vinho, folclore e, principalmente, a gastronomia local. Além disso, o município tem diversos estabelecimentos que oferecem opções de iguarias da culinária de origem italiana, cultura predominante em Rodeio.
Aos amantes de um bom vinho, este destino não pode faltar em seu roteiro de viagem para as férias de julho. A cidade de Ascurra, que também tem predominância da cultura italiana, possui um local chamado Castelo Mondini, que reúne o melhor da bebida em um espaço cheio de charme. Graças à natureza exuberante, Ascurra também é um destino ideal para os amantes do ecoturismo.
Falando em natureza, Doutor Pedrinho é um paraíso para os apaixonados pelo ecoturismo. A cidade possui cachoeiras, morros, trilhas e atrações ideais para caminhadas, prática de rapel ou até para aqueles que curtem apenas admirar a natureza. O destaque fica para a Cachoeira Véu da Noiva.
A cidade de Botuverá também tem seu principal atrativo ligado à natureza. As cavernas de Botuverá formam um complexo natural de grutas com esculturas naturais formadas há milhares de anos, elas ficam abertas à visitação e impressionam por suas dimensões e formatos existentes.
Pomerode, a Cidade Mais Alemã do Brasil, mereceria um artigo à parte para enumerar todos os seus atrativos. Como estamos falando de cultura, para uma viagem nas férias de julho, vale destacar os roteiros culturais existentes na cidade. São quatro roteiros: a Rota Enxaimel, a Rota Raízes Germânicas, a Rota do Imigrante e a Rota Liebestal, localizadas em quatro bairros diferentes da cidade. Cada uma delas exalta um aspecto diferente da cultura preservada a respeito da imigração alemã na cidade, além de um roteiro específico para os casais na Rota Liebestal.
Apresentando mais um município da região, a observação da natureza é um destaque para quem visita Rio dos Cedros, com suas montanhas repletas de mata preservada e exuberante. Dois locais que valem a visita são: a Cachoeira Gruta do Índio e a Região dos Lagos. Esta, no frio, cria um clima aconchegante e ideal para ser aproveitado em família.
Assim como outros municípios, Indaial possui na arquitetura diversas marcas da colonização alemã na cidade. Um dos locais com maior concentração de construções que preservam as características das estruturas usadas antigamente é o bairro Warnow, que reúne diversas casas em estilo enxaimel.
Por fim, Timbó também tem construções típicas e opções culinárias alemãs e italianas, mas o destaque vai para uma atração diferente: o Museu da Música, que conta aos visitantes a história da produção de instrumentos e musical da região. Com certeza vale a visita para uma imersão na cultura musical.
Pomerode, um pedaço da Europa no Brasil
Ao passar pelo Vale Europeu, o visitante deve reservar um dia apenas para passear em Pomerode. Além dos quatro roteiros citados anteriormente, o município tem diversas outras atrações ligadas à preservação da cultura herdada dos imigrantes.
No Museu Pomerano, o visitante pode realizar uma verdadeira imersão na história da cidade por meio de objetos, roupas, meios de transporte e máquinas usadas antigamente. É uma verdadeira viagem no tempo até a época da imigração. Também resgatando a história dos imigrantes, há a Casa do Imigrante, que reproduz uma residência antiga de um colonizador.
Se você busca experiências, que tal um passeio pela Casa Siewert? A residência é de uma família tradicional e está instalada na cidade desde a época da imigração, mantendo algumas práticas intocadas. Na Casa Siewert, é possível participar de uma colheita tradicional de milho, da produção de muss e também passear pela propriedade.
Visitando a Cidade Mais Alemã do Brasil no mês de julho, você poderá curtir o Festival Gastronômico de Pomerode, que une diversos restaurantes da cidade e seus melhores pratos inspirados no melhor da tradicional culinária típica. O evento tem opções para todos os gostos e idades.
O município de Pomerode também apresenta um vasto calendário de eventos, então, se você não conseguiu agendar a sua viagem para as férias de julho, não se preocupe, pois Pomerode pode ser visitada em qualquer época do ano. Aqui no site, você encontra outros artigos apresentando a cidade e seus atrativos. Visite Pomerode!