Osterbaum foi a primeira a entrar no Guinness

A primeira atração da Osterfest a ganhar projeção internacional foi a árvore de casquinhas naturais. A Osterbaum, como é chamada, representa a morte e ressureição de Jesus Cristo conforme a crença cristã. O galho seco simboliza a tristeza e as casquinhas de ovos naturais representam o renascimento.

Em 2017, uma edição da árvore com mais de 100 mil casquinhas entrou para o Guinness World Records. Desde então, todos os anos a cidade se mobiliza na arrecadação e montagem da árvore, que a cada ano ganha novas cores.

A comunidade, durante todo o ano, corta certinho os ovos de cozinha para doar para o evento. Na tradição da Páscoa dos colonizadores, os galhos secos simbolizam a morte de Jesus e as casquinhas coloridas a ressurreição. Essas árvores se espalham por toda a cidade, nos jardins das casas.

Maior ovo decorado do mundo

Em 2019, outra atração conquistou os visitantes e o posto no livro dos recordes. O maior ovo decorado do mundo tem 15 metros de altura, reproduz a cada ano uma obra de arte. Na Osterfest deste ano, três artesãos foram convidados para homenagear a técnica Bauernmalerei: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes.

Presente em artesanatos de Pomerode, a estética traz elementos campestres com cores vivas e sombras delicadas. Flores, pássaros e arabescos fazem parte da obra.

Oficinas, gastronomia e artesanato

As crianças podem entrar no clima do evento com a mão na massa. Uma oficina gratuita de pintura de casquinhas pode ser aproveitada gratuitamente. Por valores simbólicos, também é possível participar da pintura de bolachas e costura de coelhos de pano.

(Foto: Daniel Zimmermann)

Já a praça de alimentação conta com dezenas de opções de pratos para diversos públicos e gostos, assim como a venda de artesanato local, que soma várias lojas e produtos para que os visitantes possam levar a uma representação da tradição para casa.

(Foto: Daniel Zimmermann)

Cuidados para levar segurança as visitantes

Diversos cuidados foram tomados pela organização para trazer segurança aos visitantes. Além da ampliação das datas, pela primeira vez o evento terá controle de acesso. O espaço não terá mais de 40% da capacidade ocupada.

SERVIÇO
14ª Osterfest
Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
@osterfest

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais