O que fazer em Pomerode SC: Aprecie a natureza da região

Localizada no interior de Santa Catarina, Pomerode é conhecida pela sua variedade de construções arquitetônicas deslumbrantes, além de paisagens naturais ricas em fauna e flora.

A cidade, que recebe milhares de visitantes anualmente, é destinada especialmente para aqueles turistas que desejam sair um pouco das agitações dos grandes centros e, assim, estar em meio a um ambiente tranquilo e repleto de belas paisagens.

A cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes, sendo famosa por suas atrações inconfundíveis da cultura alemã.

Ainda assim, ainda que seja um munícipio pacato, existem uma infinidade de locais para conhecer, especialmente aqueles que se situam em meio à natureza, pois Pomerode está em um vale rodeado de Mata Atlântica.

Portanto, se está com dúvidas sobre o que fazer em Pomerode SC, não perca tempo e confira as cinco melhores atrações naturais para curtir ao lado de seus familiares. Acompanhe!

1 – Zoo Pomerode

O Zoo Pomerode Bioparque é o primeiro zoológico da região Sul, e um dos três mais antigos do país.

Nele, é possível observar mais de 250 espécies de animais, em uma área equivalente a 40 mil m², projetado especialmente para as espécies que habitam neste recinto.

Por falar nisso – e ao contrário do que muitos pensam –, este Zoo é totalmente voltado para preservação e proteção de espécies ameaçadas de extinção, além de ser um ambiente de resgate para animais de circos e outras atrações pelo mundo.

Dessa forma, este é um ótimo roteiro de viagem se você não tem ideia sobre o que fazer em Pomerode SC.

2 – Morro Azul

Situado a 15 quilômetros do centro da cidade, Morro Azul alcança uma altitude de pouco mais de 750 metros de altura, com estradas de terra que levam os viajantes até o seu topo.

O percurso é ideal para aqueles turistas que procuram o que fazer em Pomerode SC, e que principalmente gostam de se aventurar em meio a belas paisagens naturais.

É o local de decolagem para os parapentes que sobrevoam Pomerode.

Ao final do percurso, você encontrará paisagens exuberantes, tais como grandes matas, riachos de águas cristalinas, casas em estruturas enxaimel, e uma visão panorâmica de toda a região.

3 – Morro do Schmidt

700 metros de altitude é pouco? Então que tal se aventurar na maior colina da cidade?

O Morro Schmidt tem cerca de 930 metros, e está localizado no bairro de Testo Alto (popularmente conhecida como Rota do Enxaimel).

Assim como o Morro Azul, o Morro do Schmidt oferece uma visão privilegiada de todo o entorno da região, com destaque para as cidades de Pomerode, Blumenau, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros.

4 – Morro da Turquia

O Morro da Turquia não é tão alto quanto as outras duas colinas listadas aqui, mas é fica bem próximo do centro da cidade.

O mirante está a 300 metros do solo e oferece uma visão magnífica de Pomerode.

O local é de fácil acesso pela região de Pomerode Fundos, a dois quilômetros do centro, pela Rua Morro da Turquia.

5 – Caminhos rurais

Para os mais aventureiros e que não têm medo de um pouco de poeira, Pomerode oferece belas trilhas a serem percorridas de carro, moto ou bicicleta.

Na Rota do Enxaimel, percorra toda a Rua Testo Alto e escolha um belo trajeto para as vizinhas Jaraguá do Sul ou Rio dos Cedros, passando pela Cascata Carolina.

Na Rota Raízes Germânicas, em Pomerode Fundos, suba o Morro do Saco e explore um caminho rural intocado.

Na Rota do Imigrante, em Testo Central, descubra uma outra subida para o Morro Azul, pelo bairro da Mulde, repleto de tradições coloniais preservadas.

O que achou dos cinco destinos listados aqui? Curioso(a) em visitar a cidade?

Então não perca tempo e planeje seu roteiro de viagens com nosso guia gratuito antes de conhecer estes, e outras dezenas de atrativos que só esta cidade tem a lhe oferecer.

Te esperamos no seu próximo passeio de férias, OK?

10 coisas que você precisa fazer em Pomerode

10 coisas que você precisa fazer em Pomerode

A cidade mais alemã do Brasil, a linda cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é repleta de atrações que encantam turistas de todas as idades. Vamos lá? Quais são as 10 coisas que você precisa fazer em Pomerode? 1. Rota enxaimel Você não pode ir a Pomerode sem visitar...

ler mais
Uma viagem pela pequena Alemanha, Pomerode

Uma viagem pela pequena Alemanha, Pomerode

Chegou a pitada que faltava para dar o sabor a essa aventura de nove capítulos cheia de encantos, sabores, aromas e temperos. Iniciamos essa viagem explorando os encantos de Pomerode, a pequena Alemanha, como é conhecida, que tem sua característica alemã...

ler mais
Europa brasileira? Visite Pomerode!

Europa brasileira? Visite Pomerode!

Quem não sonha em conhecer a Europa ou, mesmo neste período de pandemia, não está com saudades de voltar? A vacina e a segurança nos protocolos estão trazendo de volta a vontade de viajar, despertando a curiosidade por novos lugares, como uma Europa brasileira que...

ler mais
A comida alemã na mesa dos restaurantes de Pomerode

A comida alemã na mesa dos restaurantes de Pomerode

Numa viagem, uma excelente maneira de conhecer a cultura de uma cidade é por meio da culinária, e em Pomerode isso é perfeito. São receitas tradicionais que vieram com seus imigrantes e predominam ainda nos dias atuais.  Na Alemanha, carne de porco, repolho,...

ler mais
3 dicas essenciais quando chegar em Pomerode

3 dicas essenciais quando chegar em Pomerode

Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil com suas casas enxaimel – característica marcante nas construções – o que realmente faz parecer que estamos em uma pequena cidade da Alemanha. Também é possível ouvir uma ou outra palavra em alemão ao caminhar...

ler mais
O que fazer em Pomerode: Guia da cidade

O que fazer em Pomerode: Guia da cidade

Conheça as melhores opções sobre o que fazer em Pomerode e programe sua viagem para a Pequena Alemanha. Você não vai se arrepender de visitar esta cidade tão acolhedora e única no Vale Europeu de Santa Catarina. Pomerode reserva tantas atrações que elencamos os pontos...

ler mais