Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que pode ser considerada um polo turístico o ano inteiro.

Com um calendário vasto de eventos e atrações interessantes para um passeio em qualquer época do ano, experiências, visitações, diversão e muito mais aguardam os visitantes na cidade. Mas existe um mês em que um passeio por Pomerode é imperdível.

Julho em Pomerode é cheio de atrações e repleto de um charme especial, que faz da cidade um destino turístico ideal em meio ao clima ameno do inverno sulista. Neste artigo, vamos apresentar os motivos que justificam uma visita à Cidade Mais Alemã do Brasil e também listar os atrativos do mês de julho em Pomerode. Confira!

Por que visitar Pomerode em julho?

O 7º mês do ano, tradicionalmente, é o mais frio em Pomerode. Em média, a temperatura mínima fica em torno dos 13°C, e a máxima é de cerca de 21°C, durante julho em Pomerode. É uma temperatura agradável e ideal para passeios pelo interior, aproveitando o tempo mais seco da estação.

Julho ainda faz parte do período do ano em que o céu fica menos encoberto em Pomerode, ou seja, com mais dias de sol para serem aproveitados ao ar livre nos vários parques da cidade ou passeando pelos roteiros turísticos do município e suas paisagens bucólicas, repletas de belezas naturais.

O que fazer no mês de julho em Pomerode?

Conforme já mencionamos no início do artigo, a cidade de Pomerode é um destino ideal para uma viagem em qualquer época do ano. Mas como estamos falando do mês das férias escolares e do inverno, vamos apresentar tudo o que há de melhor para se fazer no mês de julho em Pomerode.

A seguir, veja três opções imperdíveis para aproveitar esse mês maravilhoso na cidade e preste bem atenção: se optar por seguir estas dicas, é melhor esquecer a ideia da dieta, porque será impossível não ficar com água na boca.

A gastronomia sempre foi um dos pontos fortes da herança cultural alemã, cultivada diariamente em Pomerode. As três dicas que listamos a seguir enaltecem o melhor da cultura gastronômica em Pomerode, que fica em evidência no mês de julho. Conheça mais sobre o Festival Gastronômico, a visitação à Cervejaria Schornstein e o tour pela fábrica da Nugali Chocolates.

Festival Gastronômico de Pomerode

Em meados de julho, Pomerode se transforma no polo culinário da região com a realização do Festival Gastronômico. Ao longo de duas semanas, o melhor da comida local está reunido em um evento para lá de charmoso. No Parque Municipal de Eventos, é montada a Vila Gastronômica, que é um charme à parte do evento.

A cada ano, os restaurantes participantes preparam um cardápio especial, trazendo o que produzem de melhor com ênfase em ingredientes e pratos que fazem parte da cultura local. Em 2022, o tema do evento foi “Os Sabores de uma Rota Premiada”, que enalteceu receitas tradicionais de famílias da famosa Rota do Enxaimel.

Com o cardápio especial do Festival, há um menu de bebidas exclusivo, contando com chopes e cervejas artesanais, além de drinks e vinhos nacionais e estrangeiros, para serem harmonizadas junto às delícias da culinária local. Ainda nas bebidas, vale a pena experimentar o Glühwein, um vinho com especiarias servido quente em uma caneca exclusiva do evento.

Para aquecer os visitantes, sempre são colocados aquecedores na Vila Gastronômica, além de serem oferecidas mantas para quem precisar enfrentar o frio do inverno sulista.

Visitar a Cervejaria Schornstein

Localizada no centro de Pomerode, a Cervejaria Schornstein está instalada em um prédio que já foi de uma das mais tradicionais indústrias da cidade. A “cerveja com alma”, conforme seu lema, tem em sua marca uma chaminé, que ilustra a grande construção nas instalações da fábrica, mantendo um símbolo da cidade preservado.

Visitando o local, é possível ver um pouco da produção e conhecer a loja de fábrica com toda a variedade de cervejas, chopes e produtos feitos pela marca. Logo ao lado, fica o Schornstein Knipe, o restaurante da marca, oferecendo delícias da nossa culinária acompanhadas de um bom chope ou cerveja.

Conhecer a fábrica da Nugali Chocolates

Um dos diferenciais da marca, além do sabor único e qualidade reconhecida internacionalmente, é a produção completa de seu chocolate, do cacau ao produto final. Além disso, recentemente, a Nugali apresentou a sua nova fábrica com a opção de um tour por ela, no qual é possível conhecer cada uma das etapas da produção.

Desde a estufa, com pés de cacau, até a loja de fábrica, com a variedade de produtos, o visitante pode conhecer como é produzido um dos melhores chocolates do Brasil e do mundo e ainda experimentar um pouco desse sabor único.

Isso é só uma pequena parte da infinidade de atrações que Pomerode tem a oferecer, não só no mês de julho como no ano inteiro. Aqui no site, você pode descobrir mais sobre os parques de Pomerode, conhecer os roteiros turísticos e se programar com hospedagem e alimentação.

Visite Pomerode!

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais