Encontre restaurantes em Pomerode e dicas do que fazer

Um dos principais destaques da cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, em Santa Catarina, é a gastronomia típica, baseada em receitas centenárias herdadas dos imigrantes que povoaram a cidade. Mesmo com o passar do tempo, as famílias, restaurantes e confeitarias de Pomerode mantêm os pratos típicos, todos de dar água na boca.

Vários restaurantes em Pomerode oferecem pratos típicos, como o marreco recheado com repolho roxo, o eisbein, os pratos à base de batata e diversos outros típicos da cultura alemã.

Mas nem só de especialidades da culinária alemã vive a gastronomia de Pomerode! Quem visita a cidade também pode se deliciar com iguarias das culturas italiana, brasileira, além do estilo romeno, parrilla e pratos que têm como base os ingredientes naturais para um estilo mais saudável.

A confeitaria é outro destaque da gastronomia pomerodense, com fartos cafés coloniais baseados na confeitaria alemã e com as famosas cucas de diversos sabores como destaques principais. Além disso, os bares pomerodenses oferecem as melhores cervejas e chopes artesanais da região, proporcionando uma experiência gastronômica rica e variada ao visitante que escolhe Pomerode para visitar.

8 restaurantes em Pomerode que você precisa conhecer

Se você viajar com o objetivo de se deliciar com as iguarias dos restaurantes pomerodenses, aqui está uma lista de lugares que precisam constar no seu roteiro de visitas, com opções deliciosas:

1. Baracchetta Carnes Nobres

Inaugurado em 2018, o Baracchetta Carnes Nobres, Armazém e Parrilla oferece o que há de melhor em carnes, inclusive, no preparo diferenciado. A Parrilla Bistrô conta com um assador uruguaio, que prepara um cardápio diferente todos os dias, com pelo menos cinco tipos de cortes de carne, entrada incluída, acompanhamentos e sobremesa.

O local conta com um ambiente discreto, elegante e descontraído, tendo, ainda, uma variedade de 200 rótulos de cervejas especiais e mais de 80 variedades de vinhos, nacionais e importados.

2. Currywurst

Localizado na Rota do Enxaimel, o Currywurst é um biergarten com um cardápio baseado no autêntico sabor de Pomerode.

Entre as opções estão Linguiça Blumenau Flambada, Hambúrguer de Leberkäse, Hackepeter e o prato principal, o Currywurst, que é feito com salsichas brancas ao molho de tomate, curry e batatas fritas. 

3. Fritz Burguer

A hamburgueria artesanal está localizada próxima ao Centro Cultural de Pomerode, onde é realizada a Osterfest e onde fica o Teatro Municipal. Os destaques são, é claro, as opções de hambúrgueres artesanais com os mais diversos acompanhamentos.

O local oferece, ainda, carnes nobres e queijos assados na grelha, porções, petiscos e chopes da região.

4. Mon Cheri Bistrô

O Mon Cheri Bistrô tem como destaque a culinária de origem romena para almoços e jantares, utilizando ingredientes saudáveis e de produtores locais. O ambiente é ideal para um momento em família, valorizando a qualidade do tempo que se passa com as pessoas especiais.

5. Restaurante Wunderwald

O Restaurante Wunderwald é um estabelecimento típico que valoriza as receitas típicas da culinária alemã. A construção em estilo enxaimel fica às margens da Rodovia SC-421, na entrada da cidade para quem vem de Blumenau ou da BR-470.

Além da gastronomia típica alemã, o Restaurante Wunderwald oferece iguarias da culinária italiana, pratos com carnes nobres e frutos do mar. Ainda, quem passa pelo restaurante aos fins de semana pode curtir música ao vivo de bandas com o repertório germânico.

6. Ristorante Funiculí Funiculá

A autêntica culinária italiana: essa é a proposta do Ristorante Funiculí Funiculá, localizado no centro da cidade, próximo ao Zoo Pomerode. O estabelecimento oferece massas artesanais, carnes nobres e variedade de risotos, acompanhados de bons vinhos em um ambiente rústico e acolhedor.

O Ristorante tem as opções de rodízio ou pratos à la carte, proporcionando uma vista com jardim e uma experiência inesquecível.

7. Schornstein Knipe

Trata-se do bar de fábrica da cervejaria Schornstein, oferecendo, portanto, todas as cervejas e chopes produzidos pela marca, acompanhados de opções de pratos e petiscos com iguarias típicas da região.

As opções gastronômicas são pensadas para harmonizar com as cervejas e chopes, desde aos petiscos aos pratos baseados em ingredientes típicos da cultura germânica.

8. Torten Paradies

A confeitaria Torten Paradies é uma das mais tradicionais da cidade, um verdadeiro paraíso em termos de doces e salgados típicos da região.

Na Torten Paradies, o visitante encontra ampla variedade de cucas, tortas, bolos, pães, salgados, sorvete artesanal e ainda o famoso apfelstrudel, um dos pratos doces mais procurados da culinária germânica. 

Todos os dias é possível degustar as opções do café colonial servido no local.

Veja todas as opções gastronômicas de Pomerode.

O que fazer em Pomerode

Se você vem a Pomerode para se deliciar com a culinária da cidade, aproveite para conhecer as demais atrações da cidade. O Zoo Pomerode e a Vila Encantada são excelentes opções para quem viaja com a família, além dos roteiros turísticos que apresentam a nossa cultura em sua essência ao visitante.

Além disso, o calendário é recheado de eventos ao longo do ano, para que você viva Pomerode o ano inteiro. A cidade mais alemã do Brasil está sempre pronta para te receber.

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais