Distância entre Pomerode e Florianópolis

A capital de Santa Catarina é uma das cidades com aeroporto, portanto é a porta de entrada para o restante do estado e seus atrativos. É a partir de Florianópolis que boa parte dos turistas começa o seu passeio pelos encantos de Santa Catarina.

A distância entre Pomerode e Florianópolis não é longa, por isso é possível ir de uma cidade a outra em poucas horas. 

Qual a distância entre Pomerode e Florianópolis e como fazer a viagem?

A capital catarinense fica a 175 km de Pomerode, sendo possível realizar todo o trajeto em 2h30 em dias de trânsito moderado. Você pode fazer uma visita de um dia só para conhecer os principais atrativos de Pomerode ou passar alguns dias vivendo experiências completas em toda cidade hospedado em hotéis, pousadas ou chalés em Pomerode.

Se o visitante optar por ficar hospedado em Pomerode, poderá aproveitar ainda mais os inúmeros atrativos que a cidade tem a oferecer. Alguns deles estão listados abaixo, então já é possível montar um roteiro completo após a leitura, confira!

Tour na Fábrica de Chocolate Nugali

Dizem que você não deve deixar para amanhã o chocolate que pode comer hoje, por isso quem visita Pomerode não pode deixar de conhecer como é produzido o chocolate brasileiro mais premiado no mundo.

O Tour na Fábrica da Nugali Chocolates possibilita um passeio dentro de uma estufa de cacaus, além das etapas existentes na fabricação do chocolate, finalizando com a loja, onde estão os principais produtos da marca.

Festa Pomerana

 Um dos eventos mais tradicionais de Pomerode, a Festa Pomerana é sempre realizada no mês de janeiro. Ela foi criada em 1984 como forma de comemorar os 25 anos da emancipação político-administrativa de Pomerode, sempre celebrada em 21 de janeiro.

A primeira edição da festa contou com uma exposição industrial, que existe até hoje, embora adaptada para receber a produção artesanal e os comerciantes da cidade; concurso de culinária; apresentações musicais e culturais; e feira de artesanato.

Atualmente, a festa oferece o melhor da gastronomia típica cultivada na cidade, apresentações musicais, programação com encontros de grupos folclóricos, teufelsgeige e bandoneon, competições típicas (serrador, lenhador, chope em metro, alles wurst) e desfiles típicos.

Vila Encantada

O Parque dos Dinossauros em Pomerode é um passeio ideal para unir toda a família em um ambiente que desperta curiosidade e oferece aconchego. O local disponibiliza diversas atividades e brincadeiras para entreter as crianças e conectá-las aos pais, fazendo todo mundo aproveitar e relembrar a infância.

Um dos destaques do parque, além dos dinossauros em tamanho real espalhados pelo parque, é o Projeto Paleontólogo Educativo, que traz aprendizado em meio a uma volta no tempo para a Era dos Dinossauros. 

Museu Pomerano

No Centro Cultural, próximo à praça onde acontece a Osterfest, fica o Museu Pomerano, um local que proporciona uma imersão na época dos imigrantes. O acervo do local conta com diversos objetos dos anos da colonização adquiridos do colecionador Egon Tiedt, já falecido.

Entre peças de porcelana, madeira, couro, vidro e metal, o visitante consegue ter uma ideia de como era a rotina dos imigrantes, o que usavam, como se vestiam e como eram as suas casas antigamente.

Portal Turístico Sul

Porta do município para quem vem do sul, o Portal é um dos cartões-postais mais famosos e belos de Pomerode. Inteiramente construído em estilo enxaimel no ano de 1991, o Portal Sul oferece uma paisagem incrível e ideal para um registro da sua visita a Pomerode.

Na construção que se tornou um dos símbolos de Pomerode, funciona um ponto de informações turísticas e também uma loja de artesanato local. 

Cervejaria Schornstein

Schornstein, em alemão, significa chaminé e faz uma alusão ao símbolo da marca, uma grande chaminé de tijolos à vista localizada na fábrica, que está no Centro Cultural de Pomerode. A loja, onde são comercializados os produtos da marca, fica em frente ao Museu Pomerano, citado anteriormente.

A Schornstein produz cervejas artesanais dos mais diversos tipos, como pilsen, weiss, IPA, entre outros. Atualmente, faz parte da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) com outras marcas, como Leuven, The Drummer e Seasons, sendo possível encontrá-la em pontos de venda de todo o Brasil.

Zoológico

Completando 90 anos em 2022, o Zoo Pomerode hoje se concentra na preservação e no bem-estar dos animais acolhidos. São mais de 250 espécies de animais, proporcionando um passeio divertido para pais e filhos. Primeiro zoológico da Região Sul e o terceiro mais antigo do Brasil, o Zoo Pomerode está entre os 10 melhores zoos da América Latina.

Além de ver as espécies de animais, as famílias podem conhecer as atividades desenvolvidas pelos biólogos do Zoo e interagir com elas, descobrindo mais sobre a alimentação dos bichos e seus hábitos.

Rota Enxaimel

Com um acervo inigualável de casas em estilo enxaimel, que dão nome à rota, o local tem diversas atrações para quem o visita. Além de poder se encantar com as paisagens rurais combinadas com as construções pequenas e únicas, os visitantes podem curtir experiências únicas relacionadas ao modo de vida das famílias da região.

Que tal fazer uma colheita de milho nos moldes antigos? Ou então curtir produtos artesanais feitos pelas famílias da rota? Tudo isso e muito mais você pode encontrar na Rota Enxaimel.

Pomerode tem muito a oferecer, e, para quem busca tranquilidade, as opções de hospedagem de Pomerode são ideais e para os mais variados gostos. Se decidir ficar na cidade mais alemã do Brasil, deve aproveitar o que a gastronomia tem a oferecer de melhor. Visite Pomerode!

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais