Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de compras estão entre os destaques da cidade.

Além disso, há as opções pensadas para entreter toda a família, ou seja, públicos de todas as idades. Seja qual for o seu tipo de turismo, existem diversos atrativos em Pomerode para aproveitar.

Rota Liebestal

O roteiro está localizado no bairro do Ribeirão Herdt, no interior de Pomerode. O cenário bucólico de natureza preservada, somado aos estabelecimentos preparados para oferecer uma experiência romântica e intimista, faz da Rota Liebestal o passeio ideal para os casais apaixonados. 

A natureza abundante com paisagens coloridas pelos belos jardins proporciona cenários perfeitos para registros fotográficos incríveis.

Clubes de caça e tiro

Boa parte das tradições herdadas dos imigrantes alemães é preservada nos clubes de caça e tiro da cidade. São 15 sociedades, espalhadas por diversos bairros de Pomerode, que realizam festas típicas com dança folclórica, gastronomia, bandinhas e competições, como bocha e tiro esportivo.

Para quem deseja conhecer mais da cultura da cidade, participar de uma festa típica dos clubes de caça e tiro é uma excelente opção, vivenciando uma imersão nas tradições pomerodenses.

Vila Encantada

O parque temático dos dinossauros é uma excelente opção para os pais proporcionarem um dia de diversão longe das telas. A Vila Encantada oferece programações especiais com atrações para crianças e adultos curtirem juntos. 

Com dinossauros, aventuras ao ar livre, oficinas temáticas e brinquedos, a Vila Encantada tem muita diversão e também outras comodidades para um período tranquilo de lazer, como cafeteria, loja e banheiro familiar.

Rota dos Museus

Pomerode possui um roteiro específico para os diversos museus da cidade, cada um com destaque para algum aspecto da cultura preservada no município. Os museus que integram o roteiro são:

  • Casa do Imigrante Carl Weege: trata-se de uma construção em estilo enxaimel transformada em um memorial cuidadosamente ambientado com móveis e objetos da época da colonização. O museu homenageia Carl Weege, um dos pioneiros imigrantes pomeranos;
  • Museu do Marceneiro: que tal conhecer uma marcenaria nos moldes antigos movida por uma roda d’água de seis metros de altura? Além de conhecer parte da história dessa arte, o visitante pode ver peças antigas e máquinas da época da imigração;
  • Museu Pomerano: o local é ideal para conhecer os costumes dos imigrantes que povoaram Pomerode, pois reúne uma vasta coleção de objetos do dia a dia da época, com possibilidade de uma visita guiada e orientada;
  • Museu Casa do Escultor: o museu funciona onde residia o escultor Ervin Curt Teichmann, nascido na Alemanha e que tem um trabalho espetacular com madeira, principalmente. No museu, está exposto um acervo que reúne praticamente toda a produção feita em mais de 50 anos dedicados à arte;
  • Memorial Arthur Schmidt (Museu da Porcelana): como Pomerode é a casa da famosa Porcelana Schmidt, junto à fábrica da empresa foi criado o Memorial Arthur Schmidt, que conta a história da porcelana não só na cidade mais alemã do Brasil como no país por meio de peças, fotos e catálogos;
  • Museu do Automóvel: uma verdadeira volta no tempo para as décadas de 40 a 70 por meio da visitação ao acervo exposto no Museu do Automóvel de Pomerode. O visitante pode se encantar com as relíquias de marcas famosas, como Ford, Mercury, Cadillac, Chevrolet, entre outros clássicos.

Rota Raízes Germânicas

Emoldurada pela paisagem de um belo vale com natureza exuberante e muito verde, a Rota Raízes Germânicas oferece aos visitantes a experiência cultural do bem viver em comunidade, herança dos primeiros colonizadores e empreendedores que se estabeleceram na localidade de Pomerode Fundos.

Você vai se emocionar com a força das raízes germânicas que mantém presente a memória dos imigrantes e conhecerá como vivem os descendentes que ainda preservam o patrimônio comunitário e valorizam os costumes e as tradições alemãs.

Zoo Pomerode

Um lugar imperdível para crianças e adultos. O primeiro zoológico da Região Sul e o terceiro mais antigo do Brasil, o Zoo Pomerode tem mais de 250 espécies de animais e está entre os 10 melhores zoos da América Latina.

No seu passeio pelo Zoo, aproveite para participar das programações do dia com a equipe de biólogos e com as crianças acompanhe atividades como a alimentação e o trato com os animais.

Além disso, outras atrações, como o cinema 4D, a lojinha, lanchonete e restaurante, completam o roteiro. E, para guardar a visita na memória, não deixe de tirar uma foto especial no Zoo.

Rota do Imigrante

A Rota do Imigrante oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a história dos primeiros pomeranos que se estabeleceram em Pomerode, quando a região de Testo Central ainda pertencia a Blumenau.

No seu passeio pela Rota, você vai encontrar muitas opções de lugares para visitar, comprar e poderá degustar deliciosos produtos coloniais e caseiros elaborados com dedicação e qualidade pelas famílias das comunidades de Testo Central, Ribeirão Souto e Ribeirão Luebke.

Rota do Enxaimel

Um passeio inesquecível pela bela paisagem cultural tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que reúne 52 casas enxaimel – uma antiga técnica construtiva caracterizada pelos tijolos e vigas aparentes de madeira.

Cercada de natureza, na bucólica e charmosa Rota do Enxaimel você vai conhecer a riqueza cultural da comunidade de Testo Alto e visitar lugares especiais preservados com muito cuidado pelos moradores da localidade.

Ficou com vontade de conhecer os atrativos em Pomerode e descobrir ainda mais sobre a cidade mais alemã do Brasil? Então conheça nosso calendário de eventos e os demais atrativos e pontos turísticos que a cidade oferece.

Ainda vale a pena conhecer as opções gastronômicas, com delícias de dar água na boca, e a variedade de hotéis e pousadas, para aproveitar o aconchego do município que vai te encantar do início ao fim.

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais