Conheça a Rota do Enxaimel, em Pomerode

A comunidade da Rota do Enxaimel, localizada no interior de Pomerode (SC) envolve cerca de três mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto, com fortes traços da cultura e tradição herdadas dos imigrantes que ali se instalaram. Na localidade também está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha.

O Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX, em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

A Rota do Enxaimel se concentra na parte Norte da cidade. São 50 construções, ao longo de um percurso de 16 quilômetros, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico.

O percurso, feito em trechos pavimentados e também em estrada de chão, proporciona a sensação de voltar no tempo, graças à bucólica paisagem, em uma combinação perfeita entre a natureza e as construções tradicionais.


A Rota do Enxaimel começa próxima ao portal norte da cidade, onde está o Pórtico do Imigrante Wolfang Weege.


Durante todo o percurso você encontrará diversas construções genuínas, principalmente as casas em estilo enxaimel, um presente dos antigos colonizadores.

Algumas destas casas permitem a visitação. Um exemplo é casa da família Siewert, que reúne visitação à propriedade, além de uma explicação sobre a história da família e sobre os costumes dos imigrantes.

Veja onde se hospedar em Pomerode

A Rota do Enxaimel, também foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Só 41 foram selecionados — o roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

Um dos destaques da Rota do Enxaimel e da cidade de Pomerode, como um todo, é a gastronomia típica, presente em diversos estabelecimentos da cidade, que permitem uma imersão no sabor herdados dos imigrantes.

São diversas opções gastronômicas na cidade, para todos os gostos e para agradar a todos os paladares.

Veja opções de restaurantes em Pomerode.

O que ver na Rota do Enxaimel:

  • Portal Norte ou Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege” – Rota do Enxaimel em Pomerode
    O Portal é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin da cidade que foi capital da Pomerânia (de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode). Endereço: Rua Presidente Costa e Silva
  • Casa Comercial Weege (Feira do Produtor)
    A casa comercial onde hoje funciona a Feira do Produtor é uma edificação em estilo enxaimel, foi tombada em nível federal pelo IPHAN e é onde começa a Rota do Enxaimel.
    Na Feira são comercializados os produtos diretamente do produtor rural como hortaliças, legumes, frutas e flores, além de embutidos, conservas, quitandas e doces. Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 677. Funcionamento: apenas aos sábados, das 7h30min às 12h30min.
  • Casa Siewert
    Construída em 1913, a Casa Siewert, localizada na Rota do Enxaimel, preserva a história de uma família, assim como os desafios enfrentados na época da imigração, bem como, o cotidiano de colonizadores na região.
    Em seu interior, possui peças que são consideradas verdadeiras relíquias e que instigam a curiosidade de quem a visita. Além disso, ela oferece ao visitante a venda de doces, cachaças, queijos e lembrancinhas. Endereço: Rua Testo Alto, 8019.Funcionamento: aberto a visitante individual, cicloturista e grupos. Agendamento: (47) 3387 3383.
  • Cemitério dos Imigrantes
    O local é onde estão enterrados alguns dos primeiros imigrantes a se estabelecerem em Pomerode. O cemitério foi construído ainda na segunda metade do século XIX e tem influências luteranas. É um dos cemitérios mais antigos de Pomerode e os túmulos dos imigrantes, bem conservados, possuem inscrições no idioma germânico. Endereço: Rua Progresso. Testo Alto, Pomerode – SC.

Pomerode tem, ainda, outros roteiros que enaltecem os melhores aspectos culturais herdados dos imigrantes que colonizaram a região. A cidade também tem um calendário vasto de eventos, para todas as idades, além de integrar o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo.

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar. E o interior de SC proporciona...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais