Conheça a Rota do Enxaimel em Pomerode

A comunidade da Rota do Enxaimel, localizada no interior de Pomerode (SC), no bairro de Testo Alto, preserva diversas tradições e costumes passados de geração em geração, desde a época da imigração. Uma dessas tradições é o estilo de construção, uma vez que a região abriga uma grande quantidade de construções em estilo enxaimel, motivo que deu nome à rota. Atualmente, são cerca de três mil pessoas vivendo na localidade.

Mas você sabe o que é a técnica de construção em enxaimel? Trata-se de uma forma de construção das paredes com tijolos de argila, que preenchem os espaços entre vigas de madeira. O modo de construção era o utilizado na região de onde vieram os imigrantes que povoaram Pomerode e foi difundido na cidade na região.

A Rota do Enxaimel concentra-se na parte norte da cidade, reunindo cerca de 50 casas em estilo enxaimel, com várias delas tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O percurso, feito em trechos pavimentados e também em estrada de chão, proporciona a sensação de voltar no tempo graças à bucólica paisagem, em uma combinação perfeita da natureza com as construções tradicionais.

paisagem da Rota do enxaimel com parte de um lago e ao fundo uma construção com pessoas

O primeiro passo para percorrer a Rota Enxaimel é encontrar o Portal Norte da cidade, nomeado Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege e um dos cartões-postais da cidade. Depois, deve seguir pela Rua Testo Alto, localizada em uma esquina entre duas construções em estilo enxaimel.

Portal norte de Pomerode que faz parte da Rota do Enxaimel

Conforme dito, o principal atrativo da rota são as construções em estilo enxaimel, preservadas por gerações, mas não só das estruturas se faz o charme do roteiro. Você também pode mergulhar em uma viagem pela história da região.

Algumas dessas casas permitem a visitação. Um exemplo é a casa da família Siewert, que reúne visitação à propriedade, além de uma explicação sobre a história da família e os costumes dos imigrantes.

Leia também: Veja onde se hospedar em Pomerode

Em 2022, a Rota Enxaimel teve a sua importância reconhecida mundialmente, pois foi uma das selecionadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo internacional Best Tourism Villages, uma certificação que reconhece comunidades consideradas rurais que possuem atrativos turísticos que se desenvolvem com sustentabilidade, em um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a manutenção das tradições. 

O roteiro localizado em Pomerode é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo de vilas certificadas, o roteiro precisou demonstrar que segue os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Alguns desses objetivos são a produção sustentável de alimentos, desenvolvimento econômico que proporcione emprego com dignidade e igualdade entre os gêneros.

Um dos destaques da Rota do Enxaimel e da cidade de Pomerode é a gastronomia típica presente em diversos estabelecimentos da cidade, que permitem uma imersão nos sabores herdados dos imigrantes. São diversas opções gastronômicas na cidade para todos os gostos.

O que ver na Rota do Enxaimel

Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege

Também conhecido como Portal Norte, o cartão-postal representa a porta de entrada para a Rota do Enxaimel. A construção é inspirada em um portal existente no atual território da Polônia, na cidade de Stettin, que foi capital da Pomerânia, região de origem dos imigrantes que vieram para Pomerode. O Pórtico do Imigrante é uma réplica do Portal de Stettin em tamanho natural.

Casa Comercial Weege (Feira do Produtor)

A construção em estilo enxaimel hoje abriga a Feira do Produtor e é um patrimônio tombado pelo Iphan. Na Casa Comercial, o visitante encontrará produtos de propriedades rurais de Pomerode, como frutas, verduras, legumes, hortaliças, além de outros produtos feitos de forma artesanal.

Casa Siewert

Se você procura uma imersão na história dos imigrantes que colonizaram Pomerode, a Casa Siewert é uma parada obrigatória. A construção, também em estilo enxaimel, foi levantada no ano de 1913 (já são mais de 100 anos de existência!), nela, a família preserva as histórias e os objetos mantidos desde a época de seus antepassados. 

A família Siewert também comercializa produtos artesanais, como doces, queijos, cachaças, licores e lembrancinhas temáticas.

Cemitério dos Imigrantes

O local é onde estão enterrados alguns dos primeiros imigrantes a se estabelecerem em Pomerode. O cemitério foi construído no século XIX seguindo a tradição luterana, predominante entre os imigrantes que ali se instalaram. O Cemitério dos Imigrantes ostenta o título de mais antigo de Pomerode, e suas lápides são todas com inscrições em alemão, o que também é um importante acervo histórico do povo que se instalou na região antigamente.

Pomerode tem ainda outros roteiros que enaltecem os melhores aspectos culturais herdados dos imigrantes que colonizaram a região. A cidade conta com um calendário vasto de eventos para todas as idades, além de integrar o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo.

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais