O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região.
O Vale Europeu reúne características culturais de diversos povos do Velho Continente, com destaque para os italianos e alemães, que colonizaram boa parte das 17 cidades que integram a região turística do Vale Europeu.
Entre os traços mais marcantes que podem ser percebidos no dia a dia do povo de cada cidade, podemos destacar a culinária, com restaurantes e famílias que reproduzem diariamente as receitas mais tradicionais; o dialeto, que ainda apresenta expressões utilizadas antigamente; além de características culturais, como a dança e as festas típicas, que reúnem tudo isso em um só local.
Pomerode é um desses recantos de preservação cultural, rendendo o título de cidade mais alemã do Brasil. Gastronomia, dança, idioma, arquitetura e costumes herdados da cultura alemã podem ser vistos a cada esquina da cidade, sendo mantidos por seu povo com muita dedicação.
Tal empenho na preservação de sua cultura torna Pomerode um destino turístico muito procurado em todo o país, proporcionando experiências de imersão na cultura alemã, além de outros atrativos que reúnem tradição e inovação.
Conheça a história de Pomerode
Emancipada em 21 de janeiro de 1959, a cidade mais alemã do Brasil, antes, era uma colônia de Blumenau. Chamada Distrito Rio do Testo, a cidade de Pomerode passou a ser considerada município a partir daquele ano. Mas a colonização na região começou muito antes disso.
De acordo com os registros históricos, os primeiros imigrantes chegaram à região por volta de 1863 e construíram suas casas e abrigos de forma rústica, com pau a pique. A agricultura era a base de sustento dos colonizadores naquela época, principalmente, com pequenas fazendas.
As principais culturas cultivadas nas fazendas eram: batata, aipim (mandioca), arroz, fumo, milho, cana-de-açúcar e feijão. Algumas das propriedades também tinham criações de porcos e de gado leiteiro. As primeiras indústrias só começaram a aparecer próximo à virada do século 20, sendo elas de cerâmica, móveis, laticínios e frios.
Foi somente alguns anos mais tarde que a indústria da porcelana se destacou com a Porcelana Schmidt, que se tornou uma das principais empresas da região. Atualmente, Pomerode ganha destaque com as indústrias têxteis e de metalmecânica.
Mas você sabe como a cidade mais alemã do Brasil recebeu o nome de Pomerode? Existem duas histórias para a origem da nomenclatura.
A primeira delas, registrada em alguns livros, afirma que o nome da cidade é derivado de Pommeroda, nome dado a um ribeirão formado por dois afluentes do Rio do Testo: Ribeirão Rauffmann e Ribeirão do Saco.
A segunda história, presente em outros livros, conta que o nome se origina do local de onde vieram os primeiros imigrantes, uma região chamada Pomerânia, antigamente parte da Alemanha e que hoje faz parte do território polonês. Em uma tradução literal, é a junção de Pommern com o verbo alemão rodern, que significa retirar os tocos e deixar a terra pronta para plantar.
Hoje, Pomerode tem cerca de 34 mil habitantes e, além das indústrias e da agricultura, também é reconhecida pelo turismo, sendo um dos principais polos do país no ramo com atrações para todos os gostos.
Boa parte da atividade turística se baseia na cultura herdada dos imigrantes alemães, com investimentos em eventos que resgatam as melhores características dessa cultura. Podemos mencionar a Festa Pomerana, que reúne dança, gastronomia, desfiles típicos e muita tradição; e a Osterfest, a Páscoa mais alemã do Brasil, contando com o maior ovo decorado do mundo e a maior árvore de Páscoa do mundo.
Quem ama belas paisagens também encontrará cenários de tirar o fôlego em Pomerode, com a natureza preservada em harmonia com as construções em estilo enxaimel, que estão espalhadas por toda a cidade. O modelo arquitetônico foi trazido pelos imigrantes, e muitas casas são mantidas assim até hoje.
Qual a melhor época para ir a Pomerode?
A cidade mais alemã do Brasil tem atrativos para serem aproveitados durante o ano todo. Locais como o Zoo Pomerode e a Vila Encantada são ideais para um dia em família com as crianças. O município possui ainda museus e opções de roteiros culturais com imersão nas tradições alemãs, além de restaurantes que trazem o melhor da culinária local.
O calendário de eventos do município oferece opções o ano inteiro, com destaque para o Festival Gastronômico, em julho, a Osterfest, de fevereiro a abril, a Festa Pomerana, em janeiro, a Bierfest, em setembro, e muito mais! Você pode conferir aqui no site mais sobre os eventos e se programar.
Pomerode também é um destino ideal para programar uma lua de mel ou uma viagem em família com crianças, pois tem diversidade de atrações para todos os gostos e idades, isto é, museus, parques temáticos, praças, roteiros culturais e de aventura para os mais diversos tipos de turistas.
Conheça Pomerode e se encante pela cidade mais alemã do Brasil!