Se você é um apaixonado por viagens e ainda não conhece Pomerode, localizada no interior de Santa Catarina, temos aqui uma lista de motivos pelos quais você precisa conhecer esse tesouro catarinense.
Colonizada por imigrantes alemães, a cidade é quase um pedacinho da antiga Alemanha no Brasil. A partir da década de 1980, a preservação das heranças culturais e costumes mantidos pelas famílias da região recebeu mais importância e passou a ser o grande atrativo turístico da cidade.
Visitando Pomerode, você pode conhecer as danças típicas alemãs, a gastronomia rica, repleta de delícias da culinária baseada nas heranças históricas, os eventos que preservam o melhor da cultura e os produtos de qualidade ímpar, dos mais diversos tipos. Pomerode é, hoje, um destino perfeito para o turismo cultural e para se visitar com a família.
Com o passar do tempo, o turismo em Pomerode passou a se desenvolver cada vez mais, ampliando seus horizontes para receber novos públicos e com interesses diferenciados. Um desses públicos é o de cicloturistas, que também pode encontrar na cidade mais alemã do Brasil um destino perfeito para uma experiência única.
Onde fazer ciclismo em Pomerode?
Atualmente, Pomerode é uma das cidades com melhor infraestrutura para receber os visitantes que buscam aventuras sobre duas rodas. Com ampla e preparada rede hoteleira e várias opções comercias no ramo, Pomerode pode ser a base para o seu roteiro cicloturístico.
Para os mais experientes, há dois roteiros intermunicipais saindo de Pomerode, preparados e planejados para os cicloturistas. O destino pode ser Timbó, com saída em Pomerode e passando por uma estrada de terra pelo município de Rio dos Cedros. Em meio ao passeio, o visitante pode percorrer a Rota do Enxaimel e se deleitar com as belas paisagens de um roteiro repleto de história e cultura.
Para seguir até Indaial, é possível optar por outro roteiro em Pomerode, ou seja, por meio do bairro Wunderwald, onde a natureza é o grande destaque. O bairro, no interior de Pomerode, é cheio de pequenas propriedades localizadas em meio à natureza preservada, oferecendo lindos cenários.
Dentro de Pomerode, também há diversos roteiros de encher os olhos. Um deles é chamado Rota dos Portais, que, como o nome já diz, oferece um passeio para conhecer os belos cartões postais de boas-vindas da cidade.
O percurso tem cerca de 10 quilômetros e pode ser considerado ideal para quem é iniciante no cicloturismo. O roteiro passa pelo Museu do Marceneiro, que oferece uma viagem no tempo para conhecer mais sobre como era o processo de produção de peças em madeira antigamente.
Depois, o destino é o Portal Sul da cidade, um dos principais cartões-postais de Pomerode, todo em estilo enxaimel. Em harmonia com o jardim na frente da construção, é um excelente local para um registro fotográfico, ficando de lembrança do passeio. Do Portal Sul, indica-se seguir em direção ao centro, até o chamado Centro Cultural, palco de eventos importantes, como a Osterfest.
Lá é possível conhecer o Teatro Municipal, o Museu Pomerano, a fábrica da Cervejaria Schornstein e a Praça dos Imigrantes. O próximo ponto desse roteiro é o Portal Norte, outro cartão-postal da cidade, também conhecido como Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege.
Outra opção que vale a visita dentro de Pomerode é a Rota do Enxaimel. Com cerca de 29 quilômetros, ela inicia na Rua Testo Alto e segue pelo interior de Pomerode. Nessa Rota, é possível se encantar com as belas paisagens interioranas da cidade e, ainda, conhecer importantes pontos turísticos, como a Casa Siewert, o Clube de Caça e Tiro XV de Novembro e a Cachoeira Haut.
Leia mais: Rota do Enxaimel
Evento de ciclismo em Pomerode
A cidade de Pomerode também se consolida como um dos principais destinos de cicloturismo do país, pois é sede de um importante evento do setor: o Desafio dos Rochas.
Em 2022, o evento reuniu mais de mil atletas e um público total de mais de seis mil pessoas. Realizado no primeiro fim de semana de maio, o Desafio dos Rochas promove a união de adultos e crianças, sendo um evento familiar que preserva as tradições da cidade.
O Desafio dos Rochas sempre proporciona uma infraestrutura de primeira qualidade aos participantes, contando com quatro modalidades: Pró, Sport, Amador e Cicloturismo. Todos os inscritos sempre recebem um Kit Atleta com diversos itens e brindes.
Os percursos variam de 30 km (na categoria Cicloturismo) até 90 km (categoria Pró), passando pelos principais pontos turísticos de Pomerode e com trechos por diversos terrenos, proporcionando um desafio de tirar o fôlego – em vários sentidos.
A próxima edição do evento será em 2023.
Mesmo assim, Pomerode está sempre preparada para receber não só os cicloturistas como também visitantes em busca das mais diversas experiências. Você pode conhecer nossos museus, nossas rotas turísticas, os parques da cidade ou apenas curtir o melhor da gastronomia e cultura da cidade mais alemã do Brasil!