Calendário de

Eventos

Eventos em Pomerode

para toda a família

A cidade mais alemã do Brasil tem programação de eventos em Pomerode o ano todo. Desde os típicos, como a Festa Pomerana e o Weinachtfest (Festa de Natal), até os de aventura, como o Desafio dos Rochas. Além disso, a maior festa de Páscoa do Brasil – Osterfest, o Festival Gastronômico e a Pomerode Bierfest completam o calendário com muita gastronomia, cultura e diversão. Confira nosso calendário anual e planeje sua viagem curtir os eventos de Pomerode.

Festa Pomerana

Celebre as tradições dos pioneiros pomeranos.

Osterfest

A Páscoa mais alemã do Brasil te aguarda!

Desafio dos Rochas

Para os amantes de Moutain Bike.

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Crianças e adultos se encantam com uma programação lúdica

Festas Culturais

Confira a programação anual das festas culturais de Pomerode, que reúnem o melhor da gastronomia, das tradições, música, danças e da hospitalidade da Pequena Alemanha!

Janeiro - Festa Pomerana

Geralmente comemorada no começo do ano, ela é celebrada a mais de trinta anos mantendo intacta as tradições e a cultura pomerana. A festa possui uma variedade de comidas típicas, desfiles e competições, garantindo diversão para a família inteira.

Fevereiro a Abril - Osterfest

A maior festa de páscoa do Brasil, e uma das maiores do mundo, começa com seus encantos geralmente no mês de fevereiro com duração até o mês de abril. Tendo suas tradições preservadas há mais de 150 anos, a Osterfest tem hoje contornos gigantescos, com seu ovo de páscoa decorado contendo 15,02 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro que entrou em 2019 para o Livro dos Recordes e com a maior árvore de Páscoa decorada do mundo, a Osterbaum (árvore de Páscoa, em alemão) sendo enfeitada com 100 mil casquinhas de ovos naturais. Com muita música, comidas típicas, desfiles e atrações, essa festa é um dos principais eventos turísticos de Santa Catarina, tendo espaço e muita diversão para todos.

Fevereiro - Stammtisch de Pomerode

Acontece geralmente em fevereiro, no parque de eventos Francisco Canola e reúne grupos de amigos e visitantes que tem como principal objetivo a integração. O evento, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Deixando de lado o nome original germânico "Strassenfest mit Stammtischtreffen", passou a se chamar apenas de Stammtisch (ou Encontro de Amigos) e a ser considerado uma "celebração à amizade".

Julho - Festival Gastronômico de Pomerode

O evento que transforma a pequena Pomerode em uma linda vila gastronômica de inverno, geralmente feita no mês de julho. Reunindo diversos restaurantes, o evento proporciona muitas experiências gastronômicas em um só espaço, fazendo você conhecer um pouco mais da culinária germânica, além dos produtos tradicionais da cidade como cucas, pães, chocolates, linguiças, cervejas e artesanatos. As baixas temperaturas não são um problema para o Festival Gastronômico, pois tornam o ambiente ainda mais intimista. Aquecedores ficam espalhados pelo espaço e cobertinhas estão disponíveis para trazer mais conforto aos visitantes. Este evento é perfeito para você aproveitar a boa música e outras atrações culturais.

Agosto - Pommerlamm Fest – Festa do Borrego

O Parque de Eventos de Pomerode é o palco da Pommerlamm Fest (Festa do Borrego). Organizada pelos Criadores do Testo, o evento conta com uma série de atrações, desde exposições de gado, ovelhas, cavalos, tratores, apresentações folclóricas até shows variados e gastronomia diferenciada.

Novembro e Dezembro - Weihnachtsfest (Festa de Natal)

Geralmente começa no mês de novembro com seu término no mês de dezembro encantando crianças e adultos com sua decoração, apresentações e uma programação lúdica e familiar. Nela você encontrará diversas tradições de origem germânica que fazem parte dos singulares costumes natalinos da população pomerodense, além do famoso Fritz Noel, que recebe a todos no melhor estilo germânico, podendo até conversar na língua dos imigrantes alemães. Muita gastronomia típica, e os dois doces que fazem muito sucesso, as Plätzchens (bolachas decoradas) e o Stollen, pão doce símbolo da culinária alemã natalina, similar ao tradicional panetone, e as imperdíveis feiras de artesanato com muitos produtos lindos que você poderá levar de lembrança dessa festa especial.