7 lugares para visitar em Santa Catarina

Pluralidade é uma palavra que pode definir o turismo em Santa Catarina. O estado do sul do país tem opções de destinos para todos os gostos e objetivos, com cidades e roteiros preparados para receber o visitante da melhor forma.

No conteúdo de hoje, listaremos 7 lugares para visitar em Santa Catarina apresentando seus atrativos e enumerando o que o turista pode encontrar ao passar pelas cidades.

1. Canto Grande, Bombinhas

Bombinhas é uma das cidades do litoral catarinense com mais variedade de praias em todo o estado. O destaque de hoje é a praia de Canto Grande, localizada próxima de outras famosas da cidade, facilitando o deslocamento para o visitante.

Na praia de Canto Grande, o turista encontrará o mar de águas cristalinas com a areia limpa e clara, além de ser o local perfeito para praticar pescaria e snorkel.

2. Nova Veneza

Gôndolas ao estilo veneziano, museus e uma atmosfera que lembra o clima europeu estão presentes nessa cidade, ou seja, o destino é quase como uma viagem à famosa cidade italiana sem sair do Brasil. A gastronomia italiana também vale a visita, com diversas iguarias do cardápio italiano.

O visitante tem a opção de visitar os museus da cidade e conhecer um típico carnaval de Veneza, com bailes de máscaras e roupas ao estilo renascentista. Os amantes de um bom vinho também devem colocar Nova Veneza em sua lista de viagens para se deliciar com a bebida produzida na região.

3. Pomerode

A cidade mais alemã do Brasil oferece muitos atrativos de destaque para uma viagem inesquecível. Um de seus roteiros mais famosos é a Rota do Enxaimel, com diversas construções no estilo antigo europeu, sendo que Pomerode abriga o maior número de construções nesse estilo fora da Europa. 

Além disso, o município do Vale Europeu tem eventos o ano todo, não só voltados à cultura, como a Osterfest e a Festa Pomerana, mas também a outros interesses, como o Encontro de Fuscas e de Carros Antigos, reunindo os amantes dos clássicos.

A gastronomia típica também atrai visitantes interessados em uma experiência única para o paladar com um evento específico para esse público, o Festival Gastronômico de Pomerode, realizado sempre no inverno, no mês de julho.

4. Dunas de Florianópolis

A capital do estado de Santa Catarina pode render uma matéria à parte, mas, hoje, destacaremos a região das dunas da Ilha da Magia.

Os montes de areia podem ser encontrados em diversas áreas da ilha: perto das praias da Joaquina, do Santinho, dos Ingleses, da Armação, do Pântano do Sul, de Moçambique e do Santinho, além das dunas que ficam próximas da Lagoa da Conceição.

A Joaquina e a Lagoa são os pontos mais conhecidos e com mais emoção, pois proporcionam a prática do sandboard, que é uma espécie de surfe na areia.

5. Timbé do Sul

Os amantes do ecoturismo devem anotar Timbé do Sul em sua lista de roteiros, pois o local é um paraíso desse ramo. A cidade fica entre dois cânions (Amola Faca e Rio Fortuna) e, por isso, é repleta de montanhas e cachoeiras, um prato cheio para os aventureiros.

Um dos pontos mais famosos de Timbé do Sul é o Poço do Caixão, uma lagoa de águas cristalinas ideal para um mergulho ao ar livre. Além dela, há, pelo menos, outras 19 piscinas naturais espalhadas pela cidade.

6. Rota da Cerveja

Localizada entre municípios que integram o Vale Europeu, a Rota da Cerveja é um caminho entre Blumenau, Pomerode, Timbó, Ibirama, Brusque e Gaspar que abrange as cervejarias localizadas na região.

No roteiro, é possível conhecer diversas fábricas que produzem a bebida de forma artesanal e com variedades para os paladares mais exigentes.

7. Piratuba

Fechando a lista dos lugares para visitar em Santa Catarina, Piratuba é um paraíso de águas termais, ideal para relaxar ou se divertir em família. A cidade de Piratuba fica no oeste do estado e possui um poço de cerca de 674 metros de profundidade, do qual jorra água sulfurosa, gerando a famosa água termal.

Ao redor desse poço, existem diversos hotéis e parques aquáticos com piscinas aquecidas, cobertas ou ao ar livre, que proporcionam momentos de muita paz e muitas brincadeiras para a família toda.

Conheça mais sobre Pomerode, um dos lugares para visitar em Santa Catarina. A cidade mais alemã do Brasil oferece roteiros e atrativos para visitação que irão agradar à família toda.

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais
Distância entre Pomerode e Florianópolis

Distância entre Pomerode e Florianópolis

A capital de Santa Catarina é uma das cidades com aeroporto, portanto é a porta de entrada para o restante do estado e seus atrativos. É a partir de Florianópolis que boa parte dos turistas começa o seu passeio pelos encantos de Santa Catarina. A distância entre...

ler mais
O que fazer com a família em Pomerode

O que fazer com a família em Pomerode

Viajar em família é, talvez, uma das atividades mais prazerosas de todas, afinal, quem não gosta de conhecer novos lugares e dividir estes momentos com as pessoas que mais amamos? Antes de escolher o seu destino, é importante ter em mente que a viagem precisa ser...

ler mais
Lua de Mel no Brasil: 7 Destinos românticos para sua viagem

Lua de Mel no Brasil: 7 Destinos românticos para sua viagem

Planejar uma viagem especial a dois, principalmente se for de um momento único, como a Lua de Mel, é uma tarefa que precisa de um carinho especial, para que o destino escolhido ofereça uma experiência inesquecível. Afinal a viagem de Lua de Mel é um marco na vida de...

ler mais
Tempo em Pomerode ao longo do ano e como planejar uma viagem

Tempo em Pomerode ao longo do ano e como planejar uma viagem

O Vale Europeu, onde o município de Pomerode está localizado, tem um clima agradável ao longo do ano, com extremos de temperatura apenas no auge do verão e do inverno. O visitante pode ficar tranquilo, pois encontrará temperaturas agradáveis durante boa parte do ano....

ler mais
Encontre restaurantes em Pomerode e dicas do que fazer

Encontre restaurantes em Pomerode e dicas do que fazer

Um dos principais destaques da cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, em Santa Catarina, é a gastronomia típica, baseada em receitas centenárias herdadas dos imigrantes que povoaram a cidade. Mesmo com o passar do tempo, as famílias, restaurantes e confeitarias de...

ler mais
7 lugares para conhecer em Santa Catarina em família

7 lugares para conhecer em Santa Catarina em família

Viajar com a família é o objetivo de vários turistas em todo o país, mas, para que a experiência seja gostosa para todo mundo, pensar em um destino divertido para todas as idades é fundamental. Para ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 7 lugares para conhecer...

ler mais