7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar.

O interior de SC proporciona experiências únicas, com destaque para a imersão cultural proporcionada pelo Vale Europeu, além de uma paisagem de tirar o fôlego. Por isso, se você está procurando um lugar para conhecer e se encantar, aqui está uma lista de 7 lugares no interior de Santa Catarina que você precisa visitar.

Pomerode

A influência alemã está fortemente marcada na cidade, que proporciona um dos roteiros mais sofisticados no interior de Santa Catarina. Nessa região, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos remetem ao Velho Continente.

Em Pomerode, Blumenau, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Por isso, na cidade mais alemã do Brasil, há roteiros turísticos que apresentam o melhor da herança germânica e pomerana, proporcionando uma imersão nos costumes mantidos até os dias de hoje pelas famílias pomerodenses.

Saiba mais: Veja onde se hospedar

Há, ainda, as festas e eventos que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. A Osterfest celebra as tradições da Páscoa na cidade, contando com atrações reconhecidas pelo Guinness World Records. Já o Festival Gastronômico apresenta os sabores da cidade com o melhor da culinária local.

Bom Retiro

As principais atrações de Bom Retiro são as cachoeiras imponentes, como, por exemplo, a Cachoeira de Barbaquá e a Cachoeira do Papuã. Além de admirar as paisagens, você também poderá se banhar em suas águas transparentes.

Outros destaques são o Caminho das Nuvens, o Mirante do Pai Eterno, o Museu da Memória dos Imigrantes Alemães e outros pontos turísticos que, sem dúvida, fazem dessa cidade do interior de Santa Catarina um destino obrigatório.

imagem do alto do município de Bom retiro em Santa Catarina
Foto: Prefeitura de Bom Retiro

Nova Veneza

O município de Nova Veneza oferece uma atmosfera aconchegante, romântica e atrações gastronômicas imperdíveis. São diversas atrações turísticas na cidade que remetem à colonização italiana.

Para os apaixonados pelo ecoturismo, Nova Veneza tem a paisagem na encosta das montanhas, com longas trilhas que levam a várias cachoeiras gigantes, algumas com mais de 100 m de altura. O destaque é a Cachoeira do Cantão e suas sucessivas quedas.

Dois homens em uma embarcação no município de Nova Veneza
Foto: JL Ronconi Fotografia / Prefeitura de Nova Veneza

Jaraguá do Sul

Essa importante cidade de Santa Catarina com vocação industrial, conhecida como a capital da malha, revela também boas opções para turismo, além de ser próxima a destinos conhecidos nacionalmente, como Pomerode e Blumenau.

Enquanto os museus e prédios históricos contam a história dos colonizadores, os parques e praças, como o Parque Malwee, são as opções urbanas de lazer. Fora da cidade, o Morro da Boa Vista e a Chiesetta Alpina são os melhores mirantes no topo das montanhas.

Casal e criança na beira de lago no Parque Malwee
Parque Malwee, em Jaraguá do Sul. Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Ibirama

Ibirama celebra o perfil de uma comunidade pacata, organizada e muito acolhedora. Situada junto à região catarinense do Alto Vale do Itajaí, tem a sua economia pautada por bons resultados nos setores da indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Conhecida como “a cidade dos belos panoramas”, desde 2008 também ostenta o título de “capital catarinense do turismo de aventura”. O relevo acidentado é ideal para esportes como rapel, rafting, trekking, downhill, moto off-roads e gaiola cross. Além disso, está instalada em Ibirama a maior tirolesa urbana do Brasil.

homem em tiroleza de Ibirama.
Foto: Prefeitura de Ibirama

Timbó

Timbó é uma cidade da região turística conhecida como Vale Europeu, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, a cidade traz muito dessa cultura na arquitetura, culinária e costumes em geral.

Timbó destaca-se também no cicloturismo, contando um roteiro de 300 km pela região, que começa e termina em Timbó SC. O ciclista recebe um guia com mapas e planilhas de orientação, e há placas indicativas no caminho.

O percurso do Circuito Vale Europeu começa em Timbó e passa por Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, até retornar a Timbó.

quatro ciclistas na cidade de timbó no Vale Europeu.
Foto: Raul Tafner

Blumenau

Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A maior festa da cerveja do Brasil, e a segunda no mundo, acontece em Blumenau no mês de outubro, no Parque Vila Germânica, e dura 17 dias. São três pavilhões onde as bandas típicas animam a festa regada a muito chope gelado e pratos da culinária alemã.

A cidade é considerada a capital brasileira da cerveja, então visitas às cervejarias são obrigatórias.

Construções da cidade de Blumenau em Santa Catarina
Foto: Daniel Zimmermann
Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família. Seja no Vale Europeu, na...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais