7 lugares para conhecer no interior de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado com atrações turísticas para todos os gostos. Do litoral ao extremo-oeste, amantes de praia, interior, frio, calor, tranquilidade e aventura podem encontrar atrações e locais perfeitos para conhecer e visitar.


E o interior de SC proporciona experiências únicas, com destaque para a imersão cultural proporcionada pelo Vale Europeu, além de uma paisagem de tirar o fôlego. Por isso, se você está procurando um lugar para conhecer e se encantar, aqui está uma lista de 7 lugares no interior de Santa Catarina que você precisa visitar.

Pomerode
A influência alemã está fortemente marcada na cidade, que proporciona um dos roteiros mais sofisticados no interior de Santa Catarina. Nesta região, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem ao velho continente.


Em Pomerode, Blumenau, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Na Cidade Mais Alemã do Brasil, há roteiros turísticos que apresentam o melhor da herança germânica e pomerana, proporcionando uma imersão nos costumes mantidos até os dias de hoje pelas famílias pomerodenses.


Veja onde se hospedar


Há, ainda, as festas e eventos que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. A Osterfest celebra as tradições da Páscoa na cidade, com atrações reconhecidas no Guinness World Records. Já o Festival Gastronômico apresenta os sabores da cidade, com o melhor da culinária local.

Bom Retiro
As principais atrações de Bom Retiro são as cachoeiras imponentes, a exemplo da Cachoeira de Barbaquá e a Cachoeira do Papuã. Além de admirar as paisagens, você também poderá se banhar em suas águas transparentes.


Outros destaques são o Caminho das Nuvens, o Mirante do Pai Eterno, o Museu da Memória dos Imigrantes Alemães e outros pontos turísticos que, sem dúvida, fazem dessa cidade do interior de Santa Catarina um destino obrigatório.

Foto: Prefeitura de Bom Retiro

Nova Veneza
O município de Nova Veneza oferece uma atmosfera aconchegante, romântico e atrações gastronômicas imperdíveis. São diversas atrações turísticas na cidade, que remetem à colonização italiana.


Para os apaixonados pelo ecoturismo, Nova Veneza oferece a paisagem na encosta das montanhas, com longas trilhas, que levam à várias cachoeiras gigantes, algumas com mais de 100m de altura. O destaque é a cachoeira do cantão e suas sucessivas quedas.

Foto: JL Ronconi Fotografia / Prefeitura de Nova Venza

Jaraguá do Sul
Esta importante cidade de Santa Catarina, com vocação industrial, conhecida como a capital da malha, revela também boas opções para turismo, além de ser próxima a destinos conhecidos nacionalmente, como Pomerode e Blumenau.


Enquanto os museus e prédios históricos contam a história dos colonizadores, os parques e praças, como o parque Malwee, são as opções urbanas de lazer. Fora da cidade o Morro da Boa Vista e a Chiesetta Alpina são os melhores mirantes no topo das montanhas.

Parque Malwee, em Jaraguá do Sul. Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Ibirama
Ibirama celebra o perfil de uma comunidade pacata, organizada e muito acolhedora. Situada junto à região catarinense do Alto Vale do Itajaí, tem a sua economia pautada por bons resultados nos setores da indústria, comércio, serviços e agropecuária.


Conhecida como “a cidade dos belos panoramas”, desde 2008 também ostenta o título de “Capital Catarinense do Turismo de Aventura”. O relevo acidentado é ideal para esportes como rapel, rafting, trekking, downhill, moto off-roads e gaiola-cross. Além disso, está instalada em Ibirama a maior tirolesa urbana do Brasil.

Foto: Prefeitura de Ibirama

Timbó
Timbó é uma cidade da região turística conhecida como Vale Europeu, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, a cidade traz muito desta cultura na arquitetura, culinária e costumes em geral.


Timbó se destaca também no cicloturismo com um roteiro de 300km pela região que começa e termina em Timbó SC. O ciclista recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e há placas indicativas no caminho.


O percurso do Circuito Vale Europeu começa em Timbó e passa por Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, até retornar a Timbó.

Foto: Raul Tafner

Blumenau
Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.


A maior festa da cerveja do Brasil e a segunda no mundo acontece em Blumenau no mês de outubro, no Parque Vila Germânica e dura 17 dias. São três pavilhões onde as bandas típicas animam a festa regada por muito chope gelado e pratos da culinária alemã.


Veja onde se hospedar, na região


A cidade é considerada a capital brasileira da cerveja, então visitas às cervejarias são obrigatórias.

Foto: Daniel Zimmermann
Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Veja cidades para fazer viagens culturais no Brasil

Quando falamos em cultura, podemos definir o conceito como sendo o conjunto de aspectos aprendidos pelo ser humano ao longo de sua convivência em sociedade. A linguagem, as vestimentas em determinadas ocasiões além de símbolos e construções são aspectos que, se...

ler mais
O que fazer em Pomerode no domingo

O que fazer em Pomerode no domingo

Pomerode é uma cidade pequena, mas que não fica fechada no domingo, diferente da maioria das cidades do interior. Por isso, quem visita Pomerode sempre encontra o que fazer no domingo. Por ser um destino turístico consolidado, a cidade oferece ao visitante muitas...

ler mais