7 lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina

O interior de Santa Catarina é um local que rende não só uma como inúmeras viagens, já que as cidades mais distantes do litoral também oferecem diversos atrativos para os visitantes, estejam eles viajando sozinhos, em casal ou em família.

Seja no Vale Europeu, na Serra Catarinense, no sul ou no oeste do estado, o que não faltam são destinos repletos de atrações para os visitantes, em meio à natureza ou ao ambiente urbano.

Por isso, criamos uma lista de lugares para conhecer em uma viagem para Santa Catarina, tanto no interior como no litoral, que renderão lembranças inesquecíveis.

1. Piratuba

Localizado mais ao oeste do estado, o município de Piratuba tem como principal atrativo as águas termais. Para quem busca um local para relaxar, a cidade é um destino perfeito.

A temperatura da água que abastece os hotéis e parques aquáticos de Piratuba fica em torno dos 38 °C, mas não só para relaxamento a cidade é procurada. O destino é uma boa pedida para toda a família, adultos e crianças. 

Enquanto pais relaxam nas piscinas aquecidas, cobertas ou não, as crianças podem se divertir nos escorregadores e piscinas infantis.

2. Itapema

Passando ao litoral, vale destacar o município de Itapema, que também é um dos melhores destinos do estado. Além das belas praias sempre com águas claras, a cidade oferece uma infraestrutura completa para atender aos turistas, com boas opções de hospedagem e de alimentação.

A praia central do município é a principal atração, mas a vantagem de ficar em Itapema é que a cidade está próxima de outros belos destinos do litoral, com Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú.

3. Cocal do Sul

E que tal conhecer um castelo em uma viagem para Santa Catarina? É o que proporciona a cidade de Cocal do Sul, que tem um castelo nos moldes britânicos como principal atrativo e fica a apenas 190 quilômetros da capital do estado.

Além da vista exterior da construção, que, com certeza, já vale a visita, o castelo conta com uma coleção de objetos de origem britânica, proporcionando uma experiência única sem sair do Brasil.

4. Bom Jardim da Serra

No topo da Serra Catarinense, fica o município de Bom Jardim da Serra. A vista de cima de um dos pontos mais altos do estado, por si só, já vale a viagem, mas a cidade ainda conta com atrativos imperdíveis para os visitantes.

Com destaque para os três cânions: do Funil, das Laranjeiras e da Ronda, com visuais de tirar o fôlego dos penhascos impressionantes que formam a paisagem única da Serra Catarinense. 

5. Bom Retiro

Alô, ecoturistas, anotem o município de Bom Retiro em sua lista de roteiro. Também localizado na região serrana, Bom Retiro é um tesouro da natureza no estado.

Cachoeiras que enchem os olhos e morros repletos de natureza, com trilhas desafiadoras e encantadoras, que resultam em mirantes impressionantes, são alguns dos atrativos que aguardam o turista que escolhe Bom Retiro como destino de visitação.

6. Morro Grande

Ainda falando de aventuras em meio à natureza, vale a pena uma visita à cidade de Morro Grande, que oferece belas cachoeiras e grutas para encantar qualquer um que passeia por lá.

Um dos pontos principais é a cachoeira do Bizungo, que tem mais de 100 metros de altura e uma queda d’água de encher os olhos. O visitante também poderá conhecer as paleotocas, locais onde animais pré-históricos moravam.

7. Pomerode

Localizado no coração do Vale Europeu, o município de Pomerode é conhecido como a cidade mais alemã do Brasil. O calendário vasto de eventos, realizados ao longo do ano todo, ressalta o que há de melhor na cultura alemã herdada dos imigrantes.

A gastronomia típica merece um tópico à parte e reúne não só iguarias da culinária alemã como de várias culturas. Você pode conhecer mais sobre a gastronomia navegando por nosso site.

Além disso, as paisagens bucólicas de natureza em meio às construções em estilo enxaimel e aos jardins exuberantes, cuidados pelos moradores de Pomerode, rendem cenários perfeitos para as melhores fotografias. Tudo isso com roteiros turísticos repletos de atrações. Pomerode é, com certeza, um lugar imperdível para conhecer em uma viagem para Santa Catarina!

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Pomerode-SC: tudo o que você precisa saber antes de ir

Você já ouviu falar em Pomerode? É uma pequena cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 30.000 habitantes, que fica a menos de 30 km de Blumenau, mas que tem muita história para contar. Imagem: Daniela Cascardo Estive lá em julho de 2022 e vou contar, tim-tim por...

ler mais
7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

7 lugares incríveis para viajar com a família no Brasil

Criar memórias em família é algo que fortalece ainda mais os laços entre pais e filhos. E que momento melhor para criar lembranças do que uma viagem em família? Conhecer novos lugares com as pessoas amadas é, talvez, uma das atividades mais prazerosas do mundo. E não...

ler mais
Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

Mês de julho em Pomerode: por que visitar e o que fazer?

A Cidade Mais Alemã do Brasil é nacionalmente conhecida pelo turismo cultural de imersão nas tradições preservadas desde a época da imigração alemã na região. Baseado nessa manutenção cultural, o turismo se estruturou e, depois, se diversificou, gerando uma cidade que...

ler mais
Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

Planeje suas férias de julho no Vale Europeu

O período de férias de julho é o momento perfeito para planejar uma viagem em família, já que as crianças e adolescentes têm o recesso escolar e, portanto, um tempo livre para ficarem com os pais e conhecer um novo lugar. Neste artigo, vamos apresentar uma sugestão de...

ler mais
Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

Vale Europeu Brasileiro: o que fazer em Blumenau e Pomerode

O estado de Santa Catarina é considerado rico em termos de turismo, com diversas opções de roteiros para todos os tipos de visitantes. Quem busca uma viagem cultural precisa visitar a região conhecida como Vale Europeu, que reúne municípios com forte influência da...

ler mais
Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

Conheça a cidade mais alemã do Brasil: Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região. O...

ler mais
Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

Saiba mais sobre todos os parques em Pomerode

A cidade de Pomerode (SC), localizada na região turística do Vale Europeu, é conhecida por ser um polo nacional de turismo. Quem já é fã da cidade e de tudo o que ela tem a oferecer, já pode agendar a próxima visita, pois, em breve, haverá uma nova atração para o...

ler mais
Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Descubra atrativos em Pomerode e saiba o que fazer na cidade

Por ser um polo turístico nacional, a cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrações para os visitantes que escolhem a cidade mais alemã do Brasil como destino de viagem. Roteiros turísticos, pontos de visitação com experiências de imersão cultural e rotas de...

ler mais
Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Hospedagem em Pomerode: dicas de hotéis, pousadas e host

Para quem deseja programar uma viagem para Pomerode, uma boa ideia é aproveitar a hospitalidade da cidade e escolher uma das várias opções de hospedagem existentes no município. São hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e hostels para atender aos diversos perfis de...

ler mais