Santa Catarina pode ser considerado um estado com variadas opções e atrativos turísticos. Do frio da Serra Catarinense às belas praias do litoral ou ainda do turismo de aventura ao turismo cultural e familiar, o que não faltam são destinos turísticos perfeitos para os mais diversos gostos.
Para você que procura um lugar para visitar em SC, preparamos uma lista com vários que não podem faltar naquela lista de lugares que precisamos conhecer ao longo da vida.
1. São Francisco do Sul
A cidade do litoral norte catarinense é uma das mais antigas do Brasil, por isso a arquitetura história do local é um dos destaques de São Francisco do Sul. No Centro Histórico, o visitante terá a chance de se encantar com a harmonia entre a paisagem criada pelos vários casarões históricos e a vista da Baía da Babitonga.
Também no Centro Histórico, há o mercado público e opções de gastronomia com vista para a Baía. E, para conhecer ainda mais essa paisagem encantadora, há passeios de barco com saída do Centro Histórico, proporcionando uma viagem por toda a Baía da Babitonga, em um cenário natural de encher os olhos.
São Francisco do Sul também abriga o Museu Nacional do Mar, contando mais da relação secular da população catarinense com o mar em um mergulho na história do estado e até do país. E, claro, não podemos esquecer das diversas praias da cidade para um período de descanso junto ao mar.
2. Nova Veneza
A cidade é um lugar para visitar em SC com um pedacinho da Itália no Brasil. Assim pode ser definida a cidade de Nova Veneza, localizada no sul do estado. O grande destaque do município é a preservação de diversos traços da cultura veneziana, como, por exemplo, o Carnevalle de Venezia.
A tradição é uma festa de Carnaval semelhante às festividades tradicionais de Veneza, na Itália, com bailes de máscaras e roupas que remetem ao período renascentista. O Carnevalle de Venezia ocorre sempre no mês de julho com o Festival de Gastronomia, oferecendo o melhor da culinária italiana.
3. Serra Catarinense
Para quem curte uma paisagem de tirar o fôlego e prefere o clima ameno ou frio, a Serra Catarinense é o destino ideal em Santa Catarina. O visitante pode aproveitar para conhecer diversos municípios, como Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, que são alguns dos mais frios do Brasil.
A Serra do Rio do Rastro tem uma das paisagens mais espetaculares do estado. Em meio às curvas acentuadas, o visitante encontra sempre uma vista de tirar o fôlego. Ainda, dependendo da época do ano, quem sabe você não vê a neve de pertinho?
4. Praia do Rosa (Imbituba)
Uma combinação perfeita entre águas cristalinas e areia clara, é isso que oferece a Praia do Rosa, localizada no município de Imbituba. O local é tão belo que, em 2015, apareceu em uma lista do jornal britânico The Guardian como uma das “10 melhores praias do mundo de que você nunca ouviu falar”.
Além da experiência de contato com uma praia de natureza intocada, o visitante ainda poderá ter contato com a mata preservada em uma cidade preparada para receber bem os turistas.
5. Pomerode
O município interiorano é um excelente lugar para visitar em SC porque Pomerode pode ser considerado, hoje, um polo turístico, com calendário vasto de eventos e estrutura bem equipada para receber o turista da melhor forma.
A cidade tem programação ao longo de todo o ano, como a Festa Pomerana, no mês de janeiro; a Osterfest, de fevereiro a abril; ou o Festival Gastronômico, em julho, por exemplo.
Leia mais: Confira algumas dicas de onde se hospedar em Pomerode
Além disso, há as atrações imperdíveis abertas ao longo de todo o ano, como o Zoo Pomerode, com 90 anos de história e diversas espécies de animais, ou a Vila Encantada, um parque com dinossauros e opções de diversão para toda a família.
Pomerode preserva a cultura alemã praticamente a cada esquina da cidade, com diversas construções em estilo enxaimel e museus que guardam detalhes da vida dos imigrantes vindos da Alemanha e que se estabeleceram na região por volta de 1863, tornando a cidade um dos lugares que você não pode deixar de visitar em Santa Catarina.