Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil com suas casas enxaimel – característica marcante nas construções – o que realmente faz parecer que estamos em uma pequena cidade da Alemanha. Também é possível ouvir uma ou outra palavra em alemão ao caminhar pelas ruas da cidade.
1. Parada no Portal Sul de Pomerode
Na chegada a parada inicial é o Portal Sul, o cartão postal de Pomerode, onde você pode obter as informações dos pontos turísticos a serem visitados, passeios, além de tirar a foto do local mais fotografado: o Portal, sendo também uma réplica do estilo enxaimel, uma técnica de construção na qual as estruturas de madeira são sem prego ou parafuso, apenas com encaixes.

2. Passaporte Turístico
Depois passe em um dos estabelecimentos que possuem o Passaporte Turístico para ter ao fim da sua viagem um brinde exclusivo: uma caneca. Somente alguns pontos comerciais lhe darão direito ao carimbo no passaporte, mas vale a pena pelo brinde e pela diversão. Mais informações sobre onde você pode carimbar o passaporte estão no site no site Visite Pomerode.

3. Experimente os produtos feitos em Pomerode
O centro você pode conhecer caminhando, mas a dica é explorar além do centro e fazer os roteiros de experiência, saber a origem dos produtos e a história deles, em Pomerode muitos produtos vêm recheados de emoções com receitas de famílias trazidas da Alemanha.
Os roteiros de experiência podem ser agendados. Tem o de chocolates, de queijos, de cristais, cerveja, velas, além das rotas culturais e os museus com suas preciosidades.